Ação de formação no CIC - Sonho Claretiano para a Educação

CIC
23/03/2022

A tarde do dia 18 de março foi o momento para fortalecer a Identidade Claretiana do Corpo Docente do CIC, tempo dedicado a uma ação de formação subordinada ao lema “Enraizados e Audazes: Proximidade, Ternura e Compaixão”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Este momento formativo decorreu a distância, via “Microsoft Teams”, a partir das 14h30, e foi dinamizada pelo P.e Jorge R. Sánchez Palacios, Prefeito do Apostolado da Província de Fátima da Congregação dos Missionários Claretianos – Entidade Titular do Colégio Internato dos Carvalhos.


Após umas breves palavras para a contextualização desta ação de formação, bem assim como os agradecimentos habituais, a mesma iniciou-se com um momento de oração.


Os objetivos principais deste momento de formação foram a partilha dos objetivos traçados pela Congregação no recente Capítulo Geral dos Missionários Claretianos – 15/08/2021 a 12/09/2021 –, no âmbito da Educação para os Colégios Claretianos, bem assim como envolver e auscultar os diferentes elementos do CIC relativamente à concretização desses objetivos.


Ao longo da tarde, para além da partilha sobre o Sonho Claretiano para a Educação, houve, também, vários momentos de reflexão e partilha, quer individual quer em grupo.


Foi uma tarde bastante enriquecedora para todo o Corpo Docente do CIC, dado que é fundamental entendermos a nossa prática educativa como uma Missão, à semelhança do nosso Patrono que também foi um Homem de Missão. Como dizia o P.e Jorge numa das suas intervenções, “só é capaz de arriscar e de ser audaz aquele que estiver bem enraizado”; é, pois, essencial, termos presente, no nosso dia a dia e na nossa prática educativa, o lema do Capítulo Geral os Missionários Claretianos: “Enraizados em Cristo e Audazes na Missão”.


O P.e Jorge Palacios terminou a sua intervenção com a apresentação dos elementos dos Governos Geral e Provincial, sublinhando a ideia de que este Sonho Claretiano só é possível com a nossa ajuda e com a nossa colaboração.


Encerrou este momento formativo o Presidente do Conselho Diretivo do CIC e Representante da Entidade Titular, Pe. José Maia, que agradeceu por esta partilha, destacou a importância de conhecermos melhor a Entidade Titular do CIC (Congregação dos Missionários Claretianos) e partilhou com todos os “presentes” a sua satisfação pelo número de pessoas (aproximadamente 300) que, na véspera desta ação de formação, estiveram na sessão de esclarecimento “on-line” para os candidatos a frequentar o Colégio Internato dos Carvalhos no próximo ano letivo, no 10.º ano.


Este momento formativo foi um contributo muito importante na MISSÃO do CIC em EDUCAR NOS e PARA os VALORES, foi um momento de nos situarmos e de conhecermos melhor a “Família” onde estamos inseridos e fortalecermos este sentimento de pertença à FAMÍLIA CLARETIANA.

 

CIC

 

 

GALERIA DE IMAGENS