Palestra «Conservação do Acervo Museológico»

Andreia Carvalho e Catarina Neto - 11ºPT
10/02/2011

Foi no passado dia 26 de Janeiro que, no âmbito da disciplina Património e Museus I, o professor José Manuel Silva se disponibilizou a apresentar uma palestra aos alunos do 11ºano do curso de Património e Turismo.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Palestra «Conservação do Acervo Museológico»

Foi no passado dia 26 de Janeiro que, no âmbito da disciplina Património e Museus I, o professor José Manuel Silva se disponibilizou a apresentar uma palestra aos alunos do 11ºano do curso de Património e Turismo. Esta actividade foi ao encontro do estudo do tema da conservação de colecções museológicas; através de um docente da área da química pudemos assimilar melhor ideias de carácter mais científico acerca da conservação e restauro dos objectos expostos em museus.

Foi-nos bastante útil adquirir estes conhecimentos sobre os diversos factores que ameaçam a boa conservação dos objectos, sujeitos a diversos factores de degradação. Exemplos de factores foram apresentados pelo professor na palestra, desde a própria luz, artificial e natural, cuja intensidade pode afectar uma pintura, o excesso de humidade, que pode provocar a corrosão de metais ou o aparecimento de fungos em peças têxteis, ou mesmo factores naturais, como a poluição.

Em instituições como os museus, cujas actividades se centram em colecções artísticas, são muitos os cuidados a ter com as obras expostas, dependendo do tipo de peças em questão. Esta tarefa é fundamental, pois está ligada a uma das principais funções dos museus, a preservação de objectos que retratam a sociedade e que simbolizam o nosso património.

Andreia Carvalho e Catarina Neto
(Alunas 11ºPT)


 

GALERIA DE IMAGENS