Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Li e recomendo: Sinais de Fogo
Sugestão de leitura de Joana Lopes25/01/2011
«Sinais de Fogo», publicada em 1979 postumamente, é uma grande obra da autoria de Jorge de Sena (1919-1978), escritor português.
Sinais de Fogo
É uma narrativa que se apresenta sob a forma de uma autobiografia, concentrada basicamente num curto período da vida do escritor: algumas semanas entre Julho e Setembro de 1936. A acção do romance é narrada, principalmente, em dois planos: o individual (o ritual de iniciação de Jorge na vida adulta) e o nacional (os reflexos da Guerra de Espanha em Portugal).
A acção, por sua vez, desenrola-se fundamentalmente a partir de três eixos: a questão amorosa (os conflitos vividos por Jorge em relação aos seus sentimentos, ao sexo, ao casamento de Mercedes com outro homem, entre outros, concentrados na intensa relação amorosa que vive com ela), a questão política (a necessária, progressiva e inevitável tomada de posição do narrador face aos acontecimentos e a consequente participação neles) e a questão poética (a “aparição da poesia” para Jorge, o protagonista).
Jorge de Sena aproveitou a sua experiência de vida e vários acontecimentos da sua própria juventude para escrever o romance, dando-lhe a qualidade e a grandeza.
Título: Sinais de Fogo Autor: Jorge de Sena Editora: Limiar Modo/Género literário: Narrativo/Romance
Sugestão de leitura de Joana Lopes, n.º 10591, do 11.º LRJ1