Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Palestra “Do Universo aos planetas”
Dr. António Merim03/12/2010
Associando-se ao dia nacional da Divulgação Científica (24 de Novembro), o Colégio Internato dos Carvalhos promoveu, pela voz do Dr. António Merim, uma palestra com temáticas ligadas a Astronomia.
Dia: 24 de Novembro de 2010 1ºsessão: 9h00 às 10h30 2º sessão: 14h30 ao 16h00
Associando-se ao dia nacional da Divulgação Científica (24 de Novembro), o Colégio Internato dos Carvalhos promoveu, pela voz do Dr. António Merim, uma palestra com temáticas ligadas a Astronomia. O tema escolhido foi “Do Universo aos planetas” enquadrando-se assim na celebração do Ano do Sistema Solar (Outubro 2010- Agosto 2012). A promoção e divulgação de alguns conteúdos interligados com a Astronomia pretendiam despertar os participantes para a beleza e importância do nosso lugar neste vastíssimo Universo. As turmas envolvidas foram as de 10ºano das áreas de Ciências e Tecnologias e de Ciências e Saúde.
Ao longo da palestra foram expostos diversos conceitos, destacando-se o nosso Sistema Solar, em particular o planeta Terra como zona habitável à volta de uma pequena estrela, mergulhados numa enorme galáxia, que passeia pelo Universo respeitando as leis de uma ainda não muito bem conhecida dança cósmica. Acordar para essa realidade e para a sua importância nas nossas vidas foi um dos objectivos pretendidos, promovendo-se o apreciar do céu nocturno assim como a necessidade de aprender a conhecê-lo, ou talvez, de perceber tudo o que ainda nos falta compreender.
O decorrer das palestras seguiu o rumo programado, tendo sido patente o entusiasmo dos presentes. Na parte final das palestras, alguns alunos colocaram questões acerca dos conteúdos expostos, tendo-se verificado uma enorme curiosidade pela temática.
O Dr. António Merim encerrou as palestras prestando homenagem ao Rómulo de Carvalho, um dos maiores divulgadores portugueses de cultura Científica, realçando uma das suas citações:
“ A divulgação, conforme eu gosto, é aquela que dá aos jovens as respostas às perguntas que eles nunca chegaram a fazer”
25 / 11/ 2010 Dr. António Merim