Li e recomendo: Ensaio sobre a Cegueira

Sugestão de leitura do Filipe
15/11/2010

O livro em questão faz parte da vasta obra literária de José Saramago, grande escritor do século XX e XXI (1922-2010), e elabora uma critica à sociedade e à humanidade.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
   

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 



Ensaio sobre a Cegueira

O livro em questão faz parte da vasta obra literária de José Saramago, grande escritor do século XX e XXI (1922-2010), e elabora uma critica à sociedade e à humanidade.

Efectivamente, este romance retrata a vida de pessoas que num abrir e fechar de olhos ficam cegas, vendo apenas uma “imensidão de branco”. Tudo começa num homem que se encontra parado nos semáforos e de repente não vê a rua, os passeios nem muito menos a cor do sinal. Dirige-se ao médico, contaminando, não de imediato, os pacientes que se encontravam na sala de espera e também o próprio médico. Depois, o médico decide avisar as entidades pois previa-se o pior cenário de todos: uma cegueira contagiosa, sem explicação nem cura. É decretado o estado de calamidade sendo então os infectados levados para um antigo manicómio para que não pudessem contaminar mais ninguém. É por esta altura que surge a personagem com que mais me identifico: a mulher do médico. Pelo simples facto de ela, mesmo não estando cega, querer acompanhar o seu ente querido, o seu marido. Obviamente que, com tantos cegos, eram cada vez mais, se começa a instalar o caos nos locais onde estes estavam instalados: não tomavam banho, não usavam a caso de banho, usando o local onde estavam para tudo. A comida escasseava havendo conflitos para obter comida. A lei da selva reinava nestes locais.

Com efeito, a leitura deste romance coloca-nos questões relacionadas com a ética, com a humanidade, com a sobrevivência e com a solidariedade. Compara os humanos aos piores seres do universo. Será que somos assim tão invejosos e aproveitadores? Para além disso, como seria se isto acontecesse com um familiar nosso? Agiríamos como a mulher do médico e acompanhávamos o nosso ente para aquele ambiente miserável e caótico?

Como podem perceber, este livro permite-nos, por um lado, elaborar uma enorme reflexão do que é a humanidade e, por outro, perceber as restrições que os cegos enfrentam no seu dia-a-dia. Para além disso, Ensaio sobre a Cegueira, sendo um livro extremamente realista, revelou-se um bom amigo e aconselho-vos a ler pois é um livro para se ler do princípio ao fim sem pestanejar. Resta-me apenas lamentar a morte deste grande escritor, que, infelizmente, ocorreu este ano devido a um problema de saúde.

Título: Ensaio sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Editora: Caminho
Modo / Género literário: Narrativo / Romance

Sugestão de leitura de Filipe

 

GALERIA DE IMAGENS