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Exposição de cartazes dos alunos do 11º ano (ano lectivo 2009/2010) de Artes e
Indústrias Gráficas, disciplina de Práticas (Atelier Gráfico), na Galeria-Bar "3
Colunas", patente ao público de 15 a 27 de Outubro.
Proposta de trabalho
Segundo semestre
Entendamos o Design Gráfico como uma forma de comunicar visualmente um conceito,
uma ideia, através de técnicas formais, intrinsecamente ligadas a referências
básicas da Psicologia e Percepção visual. Podemos ainda considerá-lo como um
meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se
trabalha o relacionamento entre imagem e texto.
Trata-se de uma profissão levada a cabo pelo Designer Visual especializado em
design gráfico, que estende a sua área de acção aos diversos meios impressos de
comunicação, resultando, mais concretamente, nas seguintes aplicações:
- Identidade corporativa (Branding);
- Design de embalagem (ou Packaging Design);
- Design editorial;
- Sinalética (ou Sinalização);
- Tipografia;
- Outros.
Um Designer Gráfico é, convenientemente, um conhecedor e utilizador das mais
variadas técnicas e ferramentas de desenho, mas não só. O Designer Gráfico tem
como principal moeda de troca a habilidade para aliar a sua capacidade técnica à
crítica e ao repertório conceitual, sendo fornecedor de matéria-prima
intelectual, baseada numa extensa cultura visual, social e psicológica. Não é
apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um
objectivo comunicacional.
Cartaz é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em
locais públicos. A sua função principal é a de divulgar informação visualmente,
mas, também, tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua
importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um
valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de carácter
político ou artístico. Os problemas estruturais e formais são resolvidos pelo
projecto de design gráfico.
Wikipédia
3. Projecto:
Criação de um cartaz
Depois de ler com atenção o material fornecido, cada aluno deverá criar um
cartaz.
O tema do cartaz deve estar relacionado com o produto/bem ou serviço trabalhado
no exercício anterior (logótipo).
Processo de trabalho sugerido:
1. Investigação. Pequena pesquisa de cartazes já existentes relacionados com o
tema.
2. Correcta identificação do problema proposto.
3. O que se pretende comunicar? que conceitos? que ideias?
que sentimentos? outros.
4. Registo das ideias iniciais.
5. Selecção e desenvolvimento da ideia que responde com mais eficácia ao
problema.
6. Finalização da maqueta.
Suporte: Os que achar adequado.
Formato: Até 50x70cm.
Técnica: Registos manuais (desenhos),
vectoriais (meios informáticos), todos os que achar necessários.
Calendarização: A combinar com os alunos.
Nota: Os exercícios devem ser apresentados de forma cuidada.
Os prazos devem ser rigorosamente cumpridos (a combinar) correndo o risco de
penalizações.
Bom trabalho
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