Exposição de cartazes dos alunos do 11º Ano

Dr. Aníbal Couto
28/10/2010

Exposição de cartazes dos alunos do 11º ano (ano lectivo 2009/2010) de Artes e Indústrias Gráficas, disciplina de Práticas (Atelier Gráfico), na Galeria-Bar «3 Colunas», patente ao público de 15 a 27 de Outubro.

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O Internato

Exposição de cartazes dos alunos do 11º ano (ano lectivo 2009/2010) de Artes e Indústrias Gráficas, disciplina de Práticas (Atelier Gráfico), na Galeria-Bar "3 Colunas", patente ao público de 15 a 27 de Outubro.

Proposta de trabalho
Segundo semestre

Entendamos o Design Gráfico como uma forma de comunicar visualmente um conceito, uma ideia, através de técnicas formais, intrinsecamente ligadas a referências básicas da Psicologia e Percepção visual. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre imagem e texto.

Trata-se de uma profissão levada a cabo pelo Designer Visual especializado em design gráfico, que estende a sua área de acção aos diversos meios impressos de comunicação, resultando, mais concretamente, nas seguintes aplicações:

- Identidade corporativa (Branding);
- Design de embalagem (ou Packaging Design);
- Design editorial;
- Sinalética (ou Sinalização);
- Tipografia;
- Outros.

Um Designer Gráfico é, convenientemente, um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho, mas não só. O Designer Gráfico tem como principal moeda de troca a habilidade para aliar a sua capacidade técnica à crítica e ao repertório conceitual, sendo fornecedor de matéria-prima intelectual, baseada numa extensa cultura visual, social e psicológica. Não é apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um objectivo comunicacional.

Cartaz é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. A sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas, também, tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de carácter político ou artístico. Os problemas estruturais e formais são resolvidos pelo projecto de design gráfico.

Wikipédia

3. Projecto:
Criação de um cartaz

Depois de ler com atenção o material fornecido, cada aluno deverá criar um cartaz.

O tema do cartaz deve estar relacionado com o produto/bem ou serviço trabalhado no exercício anterior (logótipo).

Processo de trabalho sugerido:

1. Investigação. Pequena pesquisa de cartazes já existentes relacionados com o tema.
2. Correcta identificação do problema proposto.
3. O que se pretende comunicar? que conceitos? que ideias?
que sentimentos? outros.
4. Registo das ideias iniciais.
5. Selecção e desenvolvimento da ideia que responde com mais eficácia ao problema.
6. Finalização da maqueta.

Suporte: Os que achar adequado.

Formato: Até 50x70cm.

Técnica: Registos manuais (desenhos),
vectoriais (meios informáticos), todos os que achar necessários.
Calendarização: A combinar com os alunos.

Nota: Os exercícios devem ser apresentados de forma cuidada.
Os prazos devem ser rigorosamente cumpridos (a combinar) correndo o risco de penalizações.

Bom trabalho


 

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