Falar Saúde nº1: O regresso às aulas

Prof. Isabel Cristina
01/10/2010

Em contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao bem-estar físico, social e mental.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
1 de Outubro de 2010

 

 

 

 

 


Em contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao bem-estar físico, social e mental.

Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) - Ministério da Educação


O regresso às aulas


Mais um ano lectivo que começa, com toda a azáfama dos livros e restante material escolar, a ansiedade dos horários, aos quais já não estamos habituados, e da incerteza sobre quem vão ser os colegas e os professores com quem iremos partilhar mais uma etapa da nossa vida. Os prazeres e os desprazeres sempre de mãos dadas com o lugar onde passamos grande parte do nosso tempo.

Mas, para sermos completamente felizes, não nos podemos esquecer da nossa saúde, pois como escreveu Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX, “Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer.”

É neste sentido que me dirijo aos nossos alunos, para quem a escola nem sempre é um mar de rosas, simplesmente, porque se esquecem dos pequenos grandes gestos que fazem toda a diferença na conquista do tão importante bem-estar individual e até colectivo. Este é o grande objectivo da rubrica “Falar Saúde”, que teve início no ano lectivo anterior, na revista Geração CIC e que passa agora também a integrar a Página Web do Colégio.

Aqui ficam então algumas dicas:

1. Alimenta-te bem!

A alimentação é muito importante, pois o teu organismo deve ter todos os nutrientes essenciais para que consigas ter um bom rendimento escolar. Se as horas parecem não passar e o professor chateia, pode significar que não tens energia suficiente para processar todo o fluxo de informação. Um bom pequeno-almoço costuma ajudar.

2. Dorme bem!

É essencial dormir pelo menos 8 horas por noite, pois é durante o sono que o organismo realiza funções como o fortalecimento do sistema imunológico, a secreção e libertação de hormonas (hormona do crescimento, insulina e outros), a consolidação da memória, o relaxamento e o descanso da musculatura. Caso não durmas o suficiente, no dia seguinte a tua memória e atenção estarão mais debilitadas e o teu rendimento será menor. Também é de notar como se dividem as horas de sono, ou seja, é mais saudável dormir das 11 horas às 7 da manhã do que das 2 às 10 horas da manhã, por exemplo, apesar de ser o mesmo número de horas. O relógio biológico é “tramado”.

3. Arranja uma actividade extra!

Não é por te dedicares apenas aos estudos que vais ter boas notas. Deves ter uma ocupação extra, que ocupe entre 1 a 4 horas por semana, para te manteres saudável e libertares o stress, pois assim estarás mais bem-disposto quando chegar a hora de estudar. O desporto é uma sugestão.

4. Tem amigos!

O facto de andares triste e sozinho faz com que a determinada altura te sintas cada vez mais no “fundo do poço” e já não tenhas vontade nem força para nada. Nem sempre estamos felizes, mas é bom ter alguém com quem falar dos nossos problemas, alguém que nos compreenda e apoie. Deves escolher para ter do teu lado pessoas positivas e com objectivos semelhantes aos teus.

Prof. Isabel Cristina

 

 

GALERIA DE IMAGENS