Contacto de Alunos da Área das Ciências e Saúde com as Modalidades Inclusivas de "Boccia" e "Goalball" e com Atletas e Treinador do SC de Espinho

Prof. António Silva
16/03/2026

No âmbito da disciplina de Desporto e Saúde, os Professores Liliana Silva e António Silva convidaram o Professor André Tavares (treinador da equipa de "Boccia" do Sporting Clube de Espinho) para apresentar aos alunos do 10.º ano da área de Ciências e Saúde um momento teórico e dois momentos práticos sobre a Inclusão para pessoas/atletas portadores de deficiência.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Com esse propósito, foram convidadas figuras de destaque do desporto adaptado, nomeadamente a atleta paralímpica Ana Catarina Correia e Herlander Correia (vice-campeão nacional de BC1 masculino) da equipa de "Boccia" do Sporting Clube de Espinho. Estes convidados realizaram uma demonstração prática das modalidades de "Boccia" e "Goalball", proporcionando aos nossos alunos uma experiência única e enriquecedora.


O tema da inclusão esteve presente em todas as dimensões da iniciativa, sensibilizando os alunos para a importância do respeito pelas diferenças e para o valor do desporto enquanto ferramenta de integração. Verificou-se um forte envolvimento por parte dos participantes, que se mostraram motivados e empenhados em todas as tarefas propostas. Para além disso, o contacto direto com modalidades menos conhecidas, como o "Boccia" e o "Goalball", permitiu-lhes ampliar horizontes, reconhecendo o esforço, a superação e o espírito desportivo dos atletas convidados, tendo por base os princípios e valores emanados na nossa escola.

 

Pel' O Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto
Prof. António Silva

 

GALERIA DE IMAGENS