Li e Recomendo: A Queda dum Anjo

Sugestão de Maria Inês Mota
10/02/2026

“A Queda dum Anjo”, de Camilo Castelo Branco, é um romance satírico que mostra, ironicamente, as mudanças morais do ser humano relativamente ao poder. Publicado em 1866, esta obra critica os pontos fracos e as contradições da sociedade portuguesa do século XIX, continuando muito atual hoje em dia.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A história fala de Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda, um nobre transmontano idealista e religioso, que se muda para Lisboa depois ser eleito como deputado. O protagonista, que, a princípio, defende a moral e os bons costumes, acaba por se entregar à ambição, ao luxo e à superficialidade da vida política e social da capital.


Camilo Castelo Branco usa a ironia e o humor como figuras de estilo para formar a crítica social. Através de personagens muito hiperbólicas e situações meio irreais, o autor revela a hipocrisia das “gentes” das políticas e as futilidades da sociedade de Lisboa. O seu estilo de escrita é dinâmico, rico e espirituoso, utilizando um vocabulário rico e caro, tornando a leitura desafiante, ainda que complicada. Este livro vai além de uma simples narrativa sobre a corrupção e ruína de um homem; trata-se também de uma lição e uma reflexão sobre a sociedade e as suas fraquezas e que uma das piores coisas que podemos fazer é abdicar dos nossos valores morais.


Será que era fácil não ceder às tentações da capital? Só lendo é que vais descobrir!


Título: “A Queda dum Anjo”
Autor: Camilo Castelo Branco
Editora: RBA Editores
Modo / Género literário: Narrativo / Romance satírico



Sugestão de leitura de Maria Inês Mota, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS