XXVIII Corta-Mato CIC

CIC
16/01/2026

No dia 14 de janeiro de 2026, o Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto (GDEFD) do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) organizou a vigésima oitava edição do Corta-Mato CIC.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Este evento, depois de dois adiamentos, constitui cada vez mais um projeto interdisciplinar de escola, contando com a colaboração e participação dos alunos do Curso de Animação Sociodesportiva do CIC, do prefeito Gonçalo Maia na Luz e Som, havendo, igualmente, a cooperação dos cursos de Informática (inscrições e classificação), de Artes e Indústrias Gráficas (criação e divulgação do cartaz), de Biotecnologia (apoio aos primeiros socorros). Deve referir-se, também, a colaboração dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos e da Guarda Nacional Republicana dos Carvalhos, bem assim como a preciosa colaboração da Gertal no fornecimento da água e maçãs para os alunos participantes.


Num dia ameno, e, por isso, atrativo para a prática desportiva na natureza, os discentes participaram ativamente nesta corrida, distribuídos pelos diferentes escalões que contemplaram os alunos do 10.º ano ao 12.º ano de escolaridade.


Antes da realização deste evento, sendo o tema deste ano letivo a Ética, houve lugar ao Juramento da Ética Desportiva:


«Juro respeitar e promover os valores e princípios consagrados no Código de Ética Desportiva, em todos os contextos desportivos – Escolar, Clube e Lazer. Comprometo-me ainda a:

  • Respeitar as regras, os adversários e todos os agentes do desporto, pautando a minha conduta pelo “fair play”, pela lealdade e pela verdade desportiva;

  • Rejeitar qualquer forma de fraude, dopagem, corrupção, discriminação ou violência, dentro e fora dos campos de jogo;

  • Valorizar a amizade, o respeito mútuo, a inclusão e a dignidade humana, reconhecendo no desporto um espaço de liberdade, de superação e de cidadania;

  • Ser exemplo para os outros, em especial para os mais jovens, através de uma conduta responsável, honesta e justa;

  • Defender o Espírito Desportivo como base essencial de todas as práticas desportivas, promovendo a cooperação, a solidariedade e a humildade na vitória e na derrota.


Assim, cumprirei e honrarei os valores plasmados no Código de Ética Desportiva, para que a Educação Física e o Desporto sejam, sempre, um instrumento de educação, respeito e nobreza.
»


A nível de classificações, no escalão de Juvenis Femininos, em primeiro lugar, ficou a Mariana Santos, do 10.º S2; em segundo lugar, a Margarida Vieira, do 10.º S3; e, em terceiro, a Clara Vieira, do 10.º S3. Em Juvenis Masculinos, alcançou o primeiro lugar o Miguel Barbosa, do 12.º AD2; o segundo lugar, o Mário Fernandes, do 11.º BT1; e o terceiro lugar, Lucas Neves, do 10.º T2.


Todos os alunos saíram vencedores ao participarem e darem o seu melhor na procura da melhor classificação e, em simultâneo, desenvolveram valores de solidariedade e generosidade.


Também de salientar a participação de Colaboradores (docentes e não-docentes) do CIC, que, correndo ou numa caminhada, evidenciaram desportivismo, convívio e exemplo.


Igualmente, há que fazer um reconhecimento e agradecimento à APCIC que, à semelhança de anos transatos, oferece um prémio, um “voucher”, a ser sorteado pelos alunos participantes.


As classificações podem ser consultadas aqui!


CIC

 

GALERIA DE IMAGENS