2.as Jornadas de Ciências e Tecnologias sobre Ética no CIC

CIC
14/01/2026

No dia 13 de janeiro, o Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) deu continuidade a um ciclo de Jornadas por Áreas de Formação, subordinadas ao tema da ÉTICA.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Assim, entre as 9h00 e as 12h00, todos os alunos do 11.º e 12.º anos dos cursos de Eletrotecnia e Automação Industrial (EA), Eletrónica e Telecomunicações (ET) e Informática (IF) do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) reuniram-se no Auditório Claret, junto ao Santuário do Coração de Maria, para assistirem às palestras cujos oradores foram representantes de três empresas que desenvolvem projetos na área das tecnologias.


O Diretor Pedagógico do CIC, Eng.º Evaristo Moreira, após as boas-vindas a todos e os agradecimentos aos palestrantes presentes, referiu que este ciclo de Jornadas são momentos formativos diferenciados e relevantes, isto é, são momentos que vão desenvolver novas competências e habilidades aos alunos num contexto diferente do da sala de aula, salientando a importância da formação no percurso de cada discente, bem assim como a relevância do tema da Ética no presente e no futuro, reforçando a importância desta ação para uma aprendizagem de todos os alunos que estudam nesta área das Tecnologias.


Deste modo, a primeira conferência foi realizada pelo Eng.º Manuel Oliveira, que desenvolve projetos na AXELERA AI. Desde logo, falou da sua ligação ao CIC, já que foi estudante no Colégio. De seguida, apresentou o conceito de Inteligência Artificial e o cuidado que os alunos devem ter para a utilizar da melhor forma. Para além disso, como aspetos negativos, apontou a excessiva dependência que esta pode causar. Como elemento positivo, identificou a agilidade no trabalho. Por fim, enfatizou e dissertou sobre a importância do conceito de Ética no mundo empresarial. Por isso, ao longo da sua apresentação, afirmou que os valores e a palavra do engenheiro são fundamentais para a integridade e a confiança na concretização do projeto. Por último, deixou uma citação que apelou à reflexão dos alunos “A técnica sem ética é perigosa; A ética sem técnica é ineficaz.”


Seguiu-se a intervenção do Eng.º Jesualdo Matos, que trabalha na empresa MDS-Group. Logo após uma breve apresentação da empresa, começou por falar da sua experiência profissional. Descreveu um pouco do trabalho que realiza enquanto engenheiro informático. Por isso, alertou os alunos para a importância do trabalho colaborativo e a necessidade de um constante “feedback” entre todos os colaboradores. Relativamente a questões éticas, valorizou a necessidade de todos terem consciência do desenvolvimento que a IA tem no ambiente empresarial. Afirmou que é uma ferramenta extremamente útil e que ajuda em diferentes aspetos. Contudo, o controlo humano é essencial para um bom uso.


Entretanto, realizou-se uma pausa para um pequeno lanche, pelas 10h00. Num segundo momento, interveio o Eng.º Fernando Gusmão, da OHM- E + LIGHTPLAN, que centrou a sua apresentação na definição de Ética e na importância que as decisões podem ter. Para além disso, deu exemplos de vários projetos relevantes da sua empresa, explicou o seu método de trabalho que considera fundamental para obter um sucesso empresarial. Estes exemplos foram esclarecedores e apresentavam uma enorme imaginação, sendo verdadeiramente dinâmicos. Em relação ao conceito de luz, apresentou uma citação esclarecedora do Padre António Vieira “A luz moderada faz-nos ver, a luz excessiva faz-nos cegar”. Do ponto de vista humano, salientou que a Ética é necessária e fundamental para construir as relações pessoais e empresariais.


Num último momento, houve espaço para que os alunos colocassem questões e eventuais dúvidas que pudessem ter. Neste sentido, os palestrantes foram claros e assertivos e responderam de forma lúcida às curiosas perguntas dos discentes.


Pela voz de dois alunos percebeu-se que “Foram umas jornadas úteis, pois permitiram perceber as atividades que posso fazer neste curso. Valorizei a importância que deram às questões éticas”, segundo a opinião de Rodrigo Severino, do 11.º EA. Já a aluna Mafalda Oliveira, também do 11.º EA, afirmou “Percebi que poderemos ter diferentes trabalhos que incluem não apenas momentos práticos, mas podemos e vamos lidar com pessoas.”


CIC

 

GALERIA DE IMAGENS