Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
“Café Com Pais” – Um Projeto da Associação de Pais do Colégio (APCIC)
APCIC20/11/2025
Na passada quinta-feira, dia 13 de novembro, realizou-se mais uma edição do projeto “Café com Pais”, promovido pela Associação de Pais do Colégio (APCIC). Este projeto conta com o precioso apoio do Conselho Diretivo do Colégio e tem como objetivo primordial proporcionar momentos de reflexão e partilha sobre temas relevantes para a educação e bem-estar dos alunos, contando, também, com a participação ativa dos Encarregados de Educação.
Esta nova edição foi dedicada a uma atividade terapêutica, “Banho de som”, dinamizada pela terapeuta de som, Francis Chmiel.
A sessão iniciou-se com uma breve explicação sobre os benefícios da terapia de som, com taças tibetanas e instrumentos harmónicos. Esta prática tem apresentado resultados promissores ao nível da redução do “stress”, da melhoria da atenção, do equilíbrio emocional e do fortalecimento da empatia. Através do som, o nosso corpo e a nossa mente entram num estado em que o tempo abranda, o controlo mental suaviza e o nosso ser respira com profundidade. Na verdade, a experiência com taças de som terapêuticas é neurológica, bioquímica e bastante restauradora a todos os níveis.
Após este momento, todos os participantes (pais, filhos e elementos da APCIC) foram convidados a realizar uma viagem sonora, pautada pelo silêncio, pela harmonia e pela paz interior. Num ambiente imersivo de som e com paisagens sonoras únicas, foi vivenciada uma experiência de meditação guiada pela vibração. Deste modo, o corpo e a mente entraram num estado de pleno relaxamento.
No final desta sessão, todos aqueceram a alma com um chá quente, oferecido pela APCIC, e demonstraram a sua gratidão pela experiência vivida em comunidade.
Por fim, gostaríamos de agradecer à querida Francis Chmiel por ter aceitado o nosso convite para realizar esta atividade terapêutica. O nosso agradecimento também se estende aos Encarregados de Educação, aos alunos e aos funcionários do CIC, que se revelam sempre disponíveis para apoiar estas iniciativas.
APCIC – Associação de Pais do Colégio Internato dos Carvalhos