Celebração do Dia Mundial da Poupança no CIC: Consciencialização e Educação Financeira

Professoras Dorinda Oliveira, Elisabeth Couto e Maria José Vidal
17/11/2025

Mais de 500 alunos realizaram, no dia 31 de outubro, um “quiz” sobre Educação Financeira, nomeadamente sobre orçamento pessoal, poupança, investimentos e consumo consciente. Os resultados obtidos demonstraram um nível significativo de conhecimento, com uma percentagem média de respostas corretas de 70%.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No dia 31 de outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Poupança, uma data que remonta a 1924, quando foi realizado o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão. Este dia tem como principal objetivo sensibilizar os consumidores para a importância de poupar e adotar hábitos de consumo conscientes e responsáveis, evitando o sobre-endividamento e promovendo uma saúde financeira equilibrada.


Para marcar esta data, foi realizada uma atividade educativa composta por duas etapas: o visionamento de um vídeo informativo e a participação num “quiz” sobre literacia financeira que abordou temas essenciais para a gestão financeira, como orçamento pessoal, poupança, investimentos e consumo consciente. Os resultados obtidos demonstraram um nível significativo de conhecimento entre os participantes, com percentagens de respostas corretas que variaram entre 32% e 99%.


Entre os destaques desse “quiz”, 99% dos participantes acertaram que a principal vantagem de fazer um orçamento mensal é controlar melhor as despesas e poupar dinheiro. Além disso, 93% compreenderam que diversificar investimentos é uma estratégia eficaz para reduzir riscos, e 95% reconheceram que ter um orçamento e poupar regularmente é uma atitude que melhora a saúde financeira.


Por outro lado, algumas questões revelaram a necessidade de maior consciencialização. Apenas 32% dos participantes acertaram que uma maior taxa de juro incentiva a constituição de depósitos a prazo e aumenta a poupança. Além disso, 58% identificaram corretamente que o consumismo pode levar ao endividamento das famílias, destacando a importância de consumir de forma responsável.


A atividade reforçou a relevância de educar os alunos sobre temas financeiros, especialmente num mundo onde o acesso ao crédito e as opções de consumo são cada vez mais amplos. A poupança, como parte do rendimento que não é gasto e fica guardada, foi reconhecida por 99% dos participantes, evidenciando que muitos já entendem a importância de reservar recursos para o futuro.


O Dia Mundial da Poupança é, portanto, uma oportunidade para refletir sobre os nossos hábitos financeiros e adotar práticas que promovam a estabilidade e o bem-estar. A educação financeira é um pilar essencial para que os alunos possam tomar decisões informadas, evitar o endividamento e construir um futuro mais seguro e próspero.

 

Professoras Dorinda Oliveira, Elisabeth Couto e Maria José Vidal

 

GALERIA DE IMAGENS