O autor regressou, assim, ao CIC para dinamizar, pela segunda vez, esta atividade, dirigida aos alunos do 10.º ano da área das Ciências Económicas e do 11.º ano do curso de Contabilidade e Gestão.
Promovida pelo Colégio Internato dos Carvalhos, em colaboração com o Grupo Editorial Vida Económica, esta iniciativa visou não apenas fomentar a literacia financeira entre os jovens, mas também assinalar o centésimo primeiro aniversário da instituição do Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de outubro.
O Dia Mundial da Poupança, celebrado em 31 de outubro, foi instituído em 1924, no 1.º Congresso Internacional de Economia, em Milão, com o propósito de promover a consciência sobre a importância da poupança e da gestão responsável dos recursos financeiros. A data incentiva a reflexão sobre a situação financeira individual e a adoção de práticas que garantam um futuro mais estável.
Nesse contexto, o livro “O Código 20/30/50: A Descoberta Financeira”, de Francisco Vilela, combina ficção e literacia financeira ao narrar a jornada de quatro adolescentes que aprendem a gerir as suas finanças segundo a regra 20/30/50 — 20% para poupança, 30% para desejos e 50% para necessidades. A obra transmite valores como equilíbrio, determinação e autodescoberta, incentivando o leitor à disciplina financeira e ao crescimento pessoal.
O livro foi ainda disponibilizado, em formato digital, a todos os alunos e colaboradores do CIC, gratuitamente, como oferta generosa do autor, gesto que reforçou o carácter pedagógico e inclusivo desta ação. Convida-se, assim, à leitura do livro como forma de aprofundar o conhecimento sobre educação financeira.
Por fim, não se pode deixar de fazer um agradecimento ao Dr. Francisco Vilela e ao Dr. João Luís de Sousa, Diretor do Grupo Editorial Vida Económica, pelo convite para a apresentação desse livro na nossa escola.
Coordenadora do Curso de Contabilidade e Gestão
Prof.ª Maria José Vidal