A inauguração contou com a presença do Diretor Pedagógico, Eng.º Evaristo Moreira, do Dr. Pedro Figueiredo e da Dr.ª Ana Sofia Viana, Vogais da Direção Pedagógica, e, também, de todos os Docentes do Grupo Disciplinar de Ciências Matemáticas do CIC (GDCM) que, com entusiasmo e compromisso, se reuniram para assinalar o início desta nova etapa.
O OPENMAT nasce de um desafio lançado pela Direção Pedagógica do CIC aos docentes do GDCM e simboliza um espaço aberto à curiosidade, à colaboração e à diversidade de ideias. Com o lema “Calcula, Descobre e Cria”, o Projeto aposta numa abordagem prática e envolvente, que ultrapassa o modelo de ensino das turmas tradicionais e coloca os alunos no centro do seu processo de aprendizagem.
Assim, neste Projeto, e uma vez por semana, duas turmas de áreas curriculares distintas e os seus respetivos professores partilharão uma aula conjunta dedicada à aprendizagem da Matemática. Este momento de encontro entre alunos de diferentes áreas permitirá a partilha de resoluções que podem levar a debates construtivos, correções colaborativas e à identificação de estratégias de aprendizagem mais eficazes para todos os alunos. A diversidade de experiências e raciocínios será um dos pilares para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a autonomia e o trabalho em equipa.
A metodologia do OPENMAT organiza-se em etapas que incluem a formação de grupos mistos e heterogéneos, a seleção cuidada de exercícios, a partilha de resoluções entre os alunos, o acompanhamento pelos professores e a avaliação das atividades desenvolvidas.
Este Projeto tem como principais objetivos potenciar o interesse pelo estudo da Matemática, estimular o raciocínio lógico e a autonomia dos alunos, consolidar os conteúdos aprendidos, apoiar a resolução de exercícios, melhorar a organização do estudo e tornar a aprendizagem da matemática mais significativa e contextualizada.
Entre os benefícios identificados para os alunos, destacam-se a promoção do pensamento crítico e reflexivo, a compreensão aprofundada dos conceitos matemáticos, o fortalecimento do espírito de equipa e a construção colaborativa do conhecimento. Ainda assim, reconhecem-se alguns desafios inerentes a esta nova abordagem, como, por exemplo, a gestão do tempo e a manutenção do foco e do envolvimento. Estes aspetos serão acompanhados de perto pelos docentes, com estratégias de monitorização e ajustamento contínuo.
Como se destacou na sessão de inauguração: “A Matemática ganha vida quando é partilhada!” Que este projeto seja o início de muitas descobertas conjuntas, feitas com criatividade e colaboração!
Pel’ O GDCM
Prof.ª Fernanda Belém