“BioTalk” com Cristina Carvalho

Prof.ª Isabel Cristina
29/10/2025

O regresso às “BioTalks” não podia ser melhor, com um tema tão sensível quanto a nossa convidada. A enfermeira Cristina Carvalho, antiga aluna do CIC, aceitou o convite não só para voltar à “sua casa” (do 5.º ao 12.º ano), bem como para partilhar o seu percurso profissional e a sua experiência pessoal sobre a infertilidade.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A infertilidade é a dificuldade em conseguir uma gravidez, após um ano de relações sexuais, sem uso de métodos contracetivos. Isto pode dever-se a vários fatores (hormonais, anatómicos, genéticos ou relacionados com o estilo de vida) e pode afetar tanto homens como mulheres. Dados de 2023, apontam para que cerca de 15% a 20% dos casais em idade reprodutiva, em Portugal, enfrentam dificuldades para conceber, o que corresponde a, aproximadamente, 290 000 casais. Importa salientar que a infertilidade não significa impossibilidade, ao contrário da esterilidade, pois, muitas vezes, é possível alcançar uma gravidez com tratamento médico ou técnicas de reprodução assistida.


Tendo por base o tema da infertilidade, os alunos da turma de Biologia de 12.º ano foram convidados a desenvolver trabalhos sobre algumas das técnicas mais conhecidas de reprodução medicamente assistida. A apresentação destes trabalhos decorreu no passado dia 24 de outubro e contou com a presença da nossa convidada.


A “nossa” Cristina é especialista em Enfermagem Comunitária e, atualmente, exerce numa Unidade de Cuidados na Comunidade, no projeto de Saúde Escolar, em Gaia, mas também é mãe de duas crianças, que são a luz dos seus olhos e por quem tanto passou para alcançar. A Cristina sofre de infertilidade, com causa conhecida, e precisou de recorrer a técnicas de reprodução assistida para conceber. Hoje, nada arrependida e muito bem resolvida, Cristina não esquece todo um percurso com um final feliz, mas com muitos sacrifícios, como o desgaste financeiro, emocional e familiar.


Acredito que os nossos alunos, apesar da sua juventude, jamais vão esquecer uma partilha tão íntima e tão bonita. Pessoalmente, vou sempre lembrar o brilho nos olhos desta mulher/ mãe, para mim menina, enquanto percorria os corredores do CIC, a sua também casa.


Em nome de todos, agradeço à Cristina a sua disponibilidade e a sua generosidade e... que volte sempre!

 


Prof.ª Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS