Este encontro com as famílias teve como objetivos reiterar as boas-vindas a todos e apresentar os responsáveis do Colégio que fazem o acompanhamento diário dos alunos, bem assim como apresentar, de forma breve, o modelo de funcionamento dos cursos ministrados no CIC (Cursos com Planos Próprios) e outras questões relacionadas com o funcionamento geral da vida escolar.
À hora prevista, o Eng.º Evaristo Moreira, Diretor Pedagógico do CIC, após as boas-vindas, esclareceu os presentes sobre o modelo de funcionamento da reunião, passando de seguida a palavra ao Sr. Pe. José Maia, Presidente do Conselho Diretivo do CIC e Representante da Entidade Titular, os Missionários Claretianos.
Na sua intervenção, o Sr. Pe. José Maia, após os cumprimentos iniciais e de ter explicado o que significa Entidade Titular do Colégio, manifestou total disponibilidade para escutar com atenção todas as preocupações e expectativas dos Pais e Encarregados de Educação e valorizou o trabalho de toda a Comunidade Escolar, tendo destacado a alegria e empenho que todos demonstram e praticam nas suas atividades, que são essenciais para o normal funcionamento do Colégio.
De seguida, o Diretor Pedagógico deu à palavra, primeiramente, à Dr.ª Ana Sofia, que se apresentou como Vogal da Direção Pedagógica e Tutora das turmas E1, E2, S1, S2 e S3. Deu as boas-vindas a todos os presentes e demonstrou toda a disponibilidade para esclarecer as dúvidas dos respetivos Encarregados de Educação.
No momento seguinte, o Diretor Pedagógico retomou a palavra para clarificar a oferta formativa do CIC que, como se sabe, é uma oferta diferente de outras escolas, aproveitou a ocasião para partilhar algumas informações relativamente a algum desconhecimento que, por vezes, possa existir, a saber: revelou que 80% dos nossos alunos optam pela Via Tecnológica, e que cerca de 90% de todos os alunos, da Via Tecnológica e da Via Científica, ingressam no ensino superior; por outro lado, também enunciou que a taxa de conclusão no CIC é de 94%; e que há elementos/entidades externos/as que provam que esta taxa não resulta de um facilitismo, pelo contrário, resulta de um trabalho de qualidade realizado por toda a Comunidade Educativa CIC – Alunos, Famílias e Docentes. Para além disso, reforçou que a qualidade do CIC está patente, por exemplo, pela sua participação na rede “Campus FEUP”, sendo uma das 17 melhores escolas, entre mais de 300, do Ensino Secundário que mais colocam alunos nos cursos superiores dessa instituição como também pela qualidade dos graduados que acabam o seu percurso académico no prazo de cinco anos. Paralelamente, informou que o CIC, também, colabora com várias Universidades, visto que acolhe alguns estagiários na área do ensino, que optam por fazer aqui o seu estágio profissional. De seguida, particularizou outros números relevantes, tais como as cerca de 900 candidaturas para o 10.º ano para um universo de cerca de 390 vagas, bem assim como informou que as empresas valorizam também os alunos da Via Tecnológica e, ao longo de vários anos, procuram os nossos alunos para realizarem a Formação em Contexto de Trabalho, sendo mais de 200 entidades que recebem cerca de 300 alunos do 12.º ano da Via Tecnológica em FCT, além de, sensivelmente, 35 protocolos de cooperação institucional, incluindo instituições do Ensino Superior. Contudo, alertou que é sempre importante cumprir horários e respeitar as regras, não apenas no ambiente escolar, bem assim como nos locais de FCT.
O momento que se seguiu foi para a apresentação dos Tutores que fazem o acompanhamento aos alunos do 10.º ano, a saber: o Dr. Pedro Figueiredo e o Dr. João Paulo, estes dois elementos que, para além de Tutores, também são Vogais da Direção Pedagógica. Coube ao Dr. João Paulo usar da palavra e explicar, de forma sucinta, as funções do Tutor. Primeiramente, identificou as turmas que eram da sua responsabilidade a saber: S4, S5, T1, T2 e T3. Posteriormente, referiu que se tratava de uma figura próxima ao comum Diretor de Turma, ainda que tenha outras competências mais abrangentes e funcionava como um elemento de ligação entre o aluno e a restante comunidade educativa. Para além disso, centrou o discurso na mudança do 3.º ciclo para secundário, que, apesar de acarretar vários desafios, os alunos não deviam deixar de acreditar nas suas qualidades e deviam ultrapassar as dificuldades que possam surgir. Por sua vez, o Dr. Pedro Figueiredo apresentou-se como o Tutor das turmas G1, H1, H2 e H3. Depois, fez uma síntese das ideias apresentadas pelo Dr. João Paulo e destacou que existia uma grande preocupação com o acompanhamento de proximidade personalizado e individualizado em termos académicos e disciplinares, estabelecendo o Tutor uma estreita articulação com o Gabinete de Psicologia e a EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva), além de ter esclarecido que devia existir uma relação próxima e de sinergias com as Famílias. Para os alunos, enviou uma palavra de incentivo para que estes percebessem que “há um trabalho com e para os alunos, mas não pelos alunos”, pois o CIC é uma “Escola de Futuro com Valor(es)”.
No momento seguinte, foi a vez de se apresentarem os elementos do Gabinete de Psicologia, o Dr. Victor Reis e o Dr. Marco Fontes, que fazem o acompanhamento aos alunos, não só aos do 10.º ano, mas a todos os alunos dos restantes anos curriculares. Neste momento, ambos os psicólogos falaram um pouco sobre a importância e o apoio que podem dar no crescimento e desenvolvimento dos alunos, quer na vertente académica, quer na vertente humana e nas relações interpessoais, além da orientação vocacional. O Dr. Vítor Reis acrescentou que o acompanhamento seria feito através de dinâmicas de grupo ou com um apoio mais individualizado.
Seguiu-se uma intervenção do Dr. Marco Fontes que, na qualidade de um dos responsáveis do CIC pela Coordenação do Projeto de Formação Humana SER+, no âmbito da Educação para a Cidadania, falou do papel central que ocupa na Identidade e no Projeto Educativo do CIC. Neste sentido, referiu que a temática do ano letivo 2025- 2026 seria a Ética.
No momento seguinte, usou da palavra um dos elementos do Conselho Pastoral e Gestão de Projetos do CIC, o Dr. Carlos Coutinho que, na ocasião, explicou, o papel e a importância da Pastoral no Colégio Internato dos Carvalhos, enquanto Instituição Cristã e Claretiana e que integra a Congregação dos Missionários Claretianos ou Filhos do Imaculado Coração de Maria. Nesse sentido, destacou o próximo dia 24 de outubro, visto que se celebra o Dia do Colégio. Por fim, informou que se realizaram, no ano letivo anterior, duas caminhadas: a Fátima e a Santiago de Compostela.
Seguiu-se um momento para os Pais e Encarregados de Educação colocarem dúvidas, sendo que todas elas foram devidamente esclarecidas.
No final, o Eng.º Evaristo Moreira reiterou a disponibilidade dos Tutores no acompanhamento dos alunos, bem assim como no atendimento aos Pais e Encarregados de Educação, convidando o Presidente do Conselho Diretivo a encerrar a reunião, momento em que o Sr. Pe. José Maia aproveitou para apelar à participação no sufrágio para os órgãos da APCIC (Associação de Pais do CIC). Terminou com um agradecimento pela presença nesta reunião reiterando que o CIC estava preparado para corresponder às expectativas dos alunos e das famílias, tendo formulado votos de um excelente ano letivo.
Este encontro foi uma forma de promover um melhor conhecimento da Comunidade Educativa do CIC e de reforçar a sinergia entre o Colégio e as Famílias que é imprescindível no sucesso humano e académico dos alunos.
Reiteramos os votos de um excelente ano letivo para toda a “Família CIC”!
CIC