O seu título “O Arco de Sant’Ana” deriva do espaço onde a história se desenrola, mais concretamente na cidade do Porto, junto ao Arco de Sant’Ana. Neste local, viviam duas lindas jovens, vizinhas, cuja beleza era invulgar para a época, juntamente com outros membros do povo muito importantes para o enredo. A personagem principal é Vasco, um jovem que estudava para cónego, por vontade do seu tio, bispo e senhor da cidade, vivendo uma luta interior entre a lealdade ao bispo, seu protetor, e o desejo de justiça em favor do povo. Para além disso, este estudante encontra-se caído de amores pela amiga de Aninhas (a jovem raptada a mando do bispo), Gertrudes, filha de um segundo juiz, Martim Rodrigues.
Desde início, senti-me cativada pela presença do coloquialismo evidenciada no prólogo, onde o autor se dirige diretamente ao leitor numa linguagem acessível e envolvente. Esta estratégia aproxima, assim, o leitor da história, na qual Almeida Garrett faz pequenas pausas para conectar, criticar, ou até, adicionar detalhes ao enredo. Outro aspeto que me atraiu foi o primeiro diálogo entre Gertrudes e Aninhas. A conversa entre ambas aborda os pecados cometidos pelos membros do clero, que abusavam das mulheres e crianças, denunciando uma crítica subtil, mas eficaz. Finalmente, a presença de poemas populares em diversas páginas despertou o meu interesse. Os poemas dão voz às inquietações do povo, enriquecendo a narrativa e conferindo-lhe autenticidade.
No entanto, embora a obra tenha todos estes aspetos positivos, reconheci um negativo que considerei importante evidenciar: a linguagem de Almeida Garrett pode suscitar dúvida em nós, enquanto leitores, devido ao vocabulário robusto da época, podendo criar um certo desgaste para quem está a ler.
Para concluir, o título “O Arco de Sant’Ana”, de Almeida Garrett, deve-se ao espaço onde a ação se passa, a cidade do Porto especificamente. O livro é muito interessante e inspirador, devido à riqueza das suas personagens, à sua crítica social e à forte carga emocional da história, apesar da complexidade linguística presente..
Título: “O Arco de Sant’ Ana”
Autor: Almeida Garrett
Editora: Porto Editora
Modo/género literário: Narrativo/Romance histórico
Sugestão de leitura da aluna Maria Inês