Tutores do CIC Estiveram em Formação nos Dias 8 e 10 de setembro – Ser Tutor no CIC: um Desafio… uma Missão Quotidiana

CIC
12/09/2025

Na manhã dos dias 8 e 10 de setembro, os Tutores estiveram reunidos em formação na Biblioteca escolar Dr. Nélson Padrão numa reflexão partilhada sobre a sua missão, desafios, tarefas e procedimentos quotidianos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Desta forma, esta Formação permitiu uma excelente partilha entre todos os intervenientes do CIC, nomeadamente os que desempenham o papel de Tutores. Num primeiro momento, dinamizado pela Dr.ª Ana Sofia, Tutora e Vogal da Direção Pedagógica, assistiu-se a uma apresentação que englobava as competências profissionais e pessoais de um Tutor e, especialmente um Tutor no CIC, destacando conceitos como “orientar”, “escutar”, “mediar” e “acolher”. Posteriormente, abordou-se a evolução do conceito de Tutor, inicialmente Diretor de Turma, partindo de vários documentos legais e, posteriormente, houve uma reflexão sobre o que é ser Tutor no CIC, articulando-a com outros documentos relevantes e estruturantes, tais como o Ideário do Colégio Claretiano, o Projeto Educativo e o Regulamento Interno.


Depois de um intervalo, os representantes do Gabinete de Psicologia, Dr. Marco Fontes e Dr. Victor Reis, desenvolveram uma temática sempre útil que versava a Comunicação, Gestão Emocional e Resolução de Conflitos. Os Psicólogos do CIC salientaram a importância de uma comunicação construtiva e valorizaram a escuta ativa. Por último, exploraram um modelo de Comunicação Não-Violenta, que defendia uma abordagem humanista e ética, que tinha como pilares a observação, o sentimento, a necessidade e o pedido, segundo o livro de Marshall B. Rosenberg, "Comunicação Não-Violenta e Resolução de Conflitos" . Depois, colocaram os Tutores perante díspares situações exemplificativas e propuseram a apresentação de soluções, tendo em conta essa definição. Ainda facultaram dez dicas comunicacionais na interação com Alunos e Encarregados de Educação.


No segundo dia, previamente, foram fornecidas informações sobre as Sessões de Ser+ pela Dr.ª Ana Sofia, que levavam em linha da conta a recente legislação sobre a Educação para a Cidadania. De seguida, os Tutores e Vogais da Direção Pedagógica, Dr. Pedro Figueiredo e Dr. João Paulo, procederam à apresentação da temática “Quotidiano do/a Tutor/a – Tarefas e Procedimentos”, que incidiu sobre uma competência-chave: “Saber-Fazer”, depois de terem sido explanadas as competências do Saber e do Ser no primeiro dia da formação.


Nesse sentido, reiteraram a importância de uniformizar procedimentos e destacaram que este momento era relevante para reflexões partilhadas que permitiriam potenciar os pontos fortes e diminuir os pontos frágeis, visto que o objetivo principal seria melhorar as práticas e processos desta função.


Posteriormente, estabeleceram elos com o primeiro dia de formação, respeitante ao Tutor como uma figura de proximidade e um gestor do processo escolar que está em contacto recorrente com vários agentes educativos, desde o Aluno, Professores, Gabinete de Psicologia, Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e, não menos importante, os Encarregados de Educação.


Por último, apresentaram propostas que visavam a desburocratização/simplificação e uniformização e discutiram, de forma transparente e participativa, questões disciplinares, atinentes a justificação de faltas e autorizações de saída mais cedo dos alunos, bem assim como a eleição dos cargos de Delegado/a e Subdelegado/a de Turma.


A conclusão destas duas manhãs de formação para os Tutores, seguramente úteis, relevantes e esclarecedoras, focou-se na mensagem final de que “Ser Tutor é ser ponte entre sonhos e conquistas, guiando com empatia, liderança e propósito” com espírito de união e colaboração e no compromisso com a educação/formação no CIC.

 

CIC

 

GALERIA DE IMAGENS