A visita teve como principal objetivo proporcionar uma aprendizagem significativa, ao permitir que os conteúdos lecionados em sala de aula ganhassem vida fora dos manuais escolares.
A apresentação do Museu foi guiada pela Dr.ª Liliana Aguiar, que desafiou os discentes a observar, atentamente, as obras para, dessa forma, compreenderem as características distintivas dos estilos arquitetónicos do Neoclássico, Barroco, Naturalismo, Realismo e Modernismo. Com um olhar atento e crítico, os alunos exploraram diversas obras de arte expostas no Museu, que incluíam esculturas, joias, peças de cerâmica e pinturas. A interação com o acervo foi marcada por momentos de reflexão e questionamento, estimulados pelas intervenções da anfitriã, que conduziu a visita como uma verdadeira aula viva.
O ambiente do museu revelou-se um espaço inclusivo e participativo, promovendo o diálogo, a partilha de perspetivas e a construção coletiva de conhecimento. Para além da componente artística, a experiência fomentou também o desenvolvimento de competências sociais, essenciais para a formação integral dos alunos.
A riqueza desta atividade refletiu-se nas palavras de alguns dos alunos que participaram na aula de campo que destacaram “A aula de campo ao Museu Nacional de Soares dos Reis foi uma experiência muito enriquecedora. Tive a oportunidade de conhecer obras de arte importantes, aprender mais sobre a história e a cultura portuguesas e apreciar o valor do património artístico do país onde vivo. Foi um momento educativo inspirador que despertou ainda mais o meu interesse pela arte.” (Tomás Preto)
“A aula de campo ao Museu Nacional Soares dos Reis foi, não só enriquecedora para consolidar as nossas aprendizagens como alunos, bem como interessante para a nossa cultura e conhecimento como cidadãos. A quantidade de obras e estilos artísticos presentes no Museu torna a visita mais interessante ao nível dos visitantes. No final, a cereja no topo do bolo - ‘O Desterrado’, de Soares dos Reis, já que deu um toque sensível à visita.” (Lara Couto)
“A aula de campo ao Museu Nacional dos Reis acabou por me surpreender pela positiva, desde o contexto/história do edifício até ao final da visita, em que fomos brindados pela obra ‘O Desterrado’ que nos despertou muitas emoções. A guia, Liliana Aguiar, fez com que viajássemos ao passado e vivenciássemos as aprendizagens já realizadas durante este ano letivo na disciplina de HCA.” (Lara Moreira)
Esta visita constituiu, sem dúvida, uma experiência memorável e formativa, reforçando a importância do património cultural como recurso pedagógico e despertando nos jovens um interesse renovado pela História da Arte.
A Prof.ª Paula Oliveira