Pelas 8h30 do dia 22 de abril, deu-se a partida do Colégio Internato dos Carvalhos em viagem a Punta Umbria, Huelva. A viagem de autocarro, que permitiu a apreciação das paisagens pelo caminho, foi pautada po uma paragem para almoço em Alcácer do Sal, onde houve a oportunidade de fazer um intervalo da viagem longa. Chegámos ao nosso destino com tempo para nos instalarmos e tirar proveito das amenidades dos alojamentos.
Cedo, na manhã do dia 23 de abril, deslocamo-nos ao Complexo Químico, concretamente à empresa Atlantic Copper, onde, guiados pelo operador Pedro Marquez, nos foi introduzida um pouco da história da empresa, desde o ano de 1970 até à atualidade, abordando os avanços tecnológicos e de objetivos da empresa. Foi-nos, também, contextualizada a importância do cobre como material sustentável para diversas aplicações industriais, os projetos de aproveitamento e sustentabilidade ecológica, filtros cerâmicos, entre outros. Finalmente, fomos guiados pelos observatórios do processo de fundição do cobre e pela sua purificação por eletrólise. A empresa Atlantic Copper é a maior produtora de cobre em Espanha, e uma das maiores do mundo, com mais de 2500 trabalhadores, com uma preocupação científica e social com o meio ambiente e transição para o uso de energias sustentáveis. Já pelo início da tarde, deslocamo-nos ao Muelle de las Carabelas, enriquecendo os nossos conhecimentos culturais e históricos, no âmbito das navegações de Cristóvão Colombo. Regressados ao alojamento, tivemos ainda tempo para desfrutar da praia de Punta Umbria, antes de nos recolhermos em preparação do dia seguinte.
Amanhecendo o dia de 24 de abril, partimos em direção ao Complexo Químico, mais concretamente ao Parque Energético De La Rábida, onde fomos orientados pela Dr.ª Ana Sanchèz. Conhecemos o resumo da história de 90 anos da empresa e os planos estratégicos orientados para o futuro, com especial preocupação na descarbonização. Foi-nos introduzido o processo industrial de transformação do petróleo, desde que é extraído, sob a forma de petróleo bruto, até à sua refinação e sua utilização sob a forma de gasóleo e gasolina. Visualizámos o recinto das amplas instalações fabris, sendo-nos indicados e explicados os vários componentes presentes. Tivemos ainda tempo para visitar a Laguna Primera de Palos, cujo projeto de despoluição, ao longo dos últimos 20 anos, é uma amostra viva do compromisso desta empresa para a recuperação ecológica. A empresa CEPSA, reformulada sobre a identidade MOEVE, é uma companhia líder comprometida na transição para energias sustentáveis, tal como ilustrado pelo seu projeto Positive Motion, que aborda a mobilidade sustentável, produção de biocombustíveis e hidrogénio “verde”. Após esta visita, partimos para Sevilha, onde tivemos a oportunidade para conhecer o centro histórico da cidade, visitando a Catedral de Sevilha, a Praça de Espanha, Torre do Ouro, e sentir o fervilhar desta bonita cidade.
Já na manhã do dia 25 de abril, começámos a nossa viagem de regresso a casa, fazendo uma pausa em Lisboa, onde visitámos o Parque das Nações. Chegados ao Colégio, demos como concluída esta visita, tão enriquecedora quer científica quer culturalmente.
Em suma, esta visita não poderia ter sido realizada sem o cuidado e dedicação dos professores acompanhantes Ricardo Silva e José Gama.
A aluna Hélia Ferreira, do 12.º QA