Visita de Estudo ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães e à Casa da Memória de Guimarães

Prof. Nuno Cordeiro
19/11/2024

No dia 12 de novembro, os alunos das turmas 10.º G1 e 11l.º AG realizaram uma visita de estudo a Guimarães, acompanhados pelos professores Ana Gonçalves, Paula Oliveira e Nuno Cordeiro.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), presenciaram a exposição “José de Guimarães e Artes Africanas, Pré-Colombianas e Antigas Chinesas. Heteróclitos: 1128 objetos”. O acervo do CIAJG é composto por 1128 objetos de artes africanas, pré-colombianas, chinesas e obras do artista José de Guimarães. “Heteróclitos: 1128 objetos” é uma exposição-ensaio que mostra a totalidade deste acervo e que reflete sobre as relações entre linguagem, sujeitos, história e política. A crise dos objetos e das suas representações, que fricciona constantemente com o nosso quotidiano, identidades e heranças, é aqui descrita através de uma coleção que, sob um mesmo gesto aglutinador, reúne acervos ditos “extraeuropeus” e arte contemporânea, peças artísticas e religiosas, materiais provenientes de várias geografias e culturas do mundo.


Na Casa da Memória de Guimarães, assistiram à exposição permanente “Território e Comunidade”. No espaço expositivo, encontraram imagens, histórias, documentos e objetos que permitiram conhecer diferentes aspetos da comunidade vimaranense através de um largo arco temporal: da Pré-História à Fundação da Nacionalidade, passando pelas Sociedades Rurais e Festividades e Industrialização do Vale do Ave, até à Contemporaneidade.

 

Prof. Nuno Cordeiro

 

GALERIA DE IMAGENS