Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
Visita de Estudo à Porto Design Biennale e à Casa da Arquitetura
Prof. Nuno Cordeiro24/11/2023
No dia 15 de novembro, os alunos do curso de Artes e Indústrias Gráficas, das turmas 10.º G1 e 1.1º AG, visitaram a Porto Design Biennale e a Casa da Arquitetura, em Matosinhos.
A exposição “Petrichor, o cheiro da chuva”, da Porto Design Biennale, mostrava algumas interfaces de fluido (válvulas artificiais para o coração, rituais, jangadas vegetais, rastreadores de tráfego de navios, veículos subaquáticos para mapear aquíferos subterrâneos, o uso de biopigmentos, recoletores de água, entre muitos outros) e também lugares de comunicação, troca, interação/intra-ação entre águas (nos seus diversos estados), e entre águas e outros agentes. Sublinhava a ubiquidade da água, a sua presença e circulação enquanto elemento fulcral de ligação entre todas as coisas.
Na exposição “Galiza. Processos e Formas”, da Porto Design Biennale, foi possível observar um projeto expositivo e editorial que traça um percurso pelo passado, presente e futuro do design galego, mostrando alguns dos seus marcos através de uma série de profissionais e empresas-chave pela sua aposta no design como motor de inovação desde os anos 20 do século passado até à atualidade.
Na Casa da Arquitetura, os alunos do 10.º G1 realizaram a oficina “Mundos Microscópicos”. Ligaram-se os padrões fractais da natureza com a sua aplicação na arquitetura e no urbanismo. Observaram-se mundos microscópicos e descobriram-se as relações com mundos observados em satélite e, em seguida, aplicaram-se essas descobertas à construção de estruturas arquitetónicas inspiradas na natureza.
Os alunos do 11.º AG visitaram a exposição de Paulo Mendes da Rocha, patente na Nave Expositiva da Casa da Arquitetura. A exposição faz mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra: a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010.
Prof. Nuno Cordeiro