SEMANA CULTURAL EXPOCIC – 16 a 22 de março de 2012

CIC
26/03/2012

O Colégio Internato dos Carvalhos realizou mais uma Semana Cultural e ExpoCIC. Decorreu entre os dias 16 e 22 de março de 2012...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

“em família, crescemos na alegria e na esperança”

O Colégio Internato dos Carvalhos realizou mais uma Semana Cultural e ExpoCIC. Decorreu entre os dias 16 e 22 de março de 2012. Ao longo desta semana, muitas e diversas atividades se realizaram, iniciativas que reforçaram os laços entre toda a “família CIC” e mostraram, uma vez mais, todo o dinamismo, dedicação, entreajuda e empenho da comunidade educativa.

A abertura oficial da Semana Cultural decorreu no dia 16, pelas 11H00, na Biblioteca do ensino secundário com uma sessão solene para a abertura oficial da ExpoCIC. Estiveram presentes várias personalidades: Pe. José Maia, Presidente da Direção do CIC e representante da Entidade Titular, o Pe. Joaquim Cavadas, Diretor Pedagógico do CIC, Dr. José da Silva Ferreira, em representação da Associação do Ensino Particular e Cooperativo, a Engª Mercês Ferreira, Vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o Sr. César Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, outras individualidades de associações ou instituições locais, assim como representantes dos alunos e dos colaboradores docentes e não docentes.

Após as boas vindas a todos por parte do Dr. José Pedrosa, Diretor Pedagógico Adjunto, a quem coube a apresentação desta Sessão e que começou por apresentar os ilustres convidados que tomaram assento na Mesa de Honra, foi pedido um minuto de silêncio em memória dos jovens alunos belgas, vítimas da tragédia rodoviária ocorrida na Suíça. Logo de seguida, os vários convidados usaram da palavra para se pronunciarem sobre esta iniciativa.

Na ocasião, o Diretor Pedagógico deixou a mensagem da necessidade do trabalho e do empenho para a obtenção do sucesso.

A Eng.ª Mercês Ferreira referiu conhecer o bom trabalho desempenhado pelo CIC, pois, para além de autarca e cidadã deste concelho, é mãe de alunos que frequentam ou frequentaram o Colégio e sabe do prazer que os seus filhos sentem por frequentar esta escola.

De seguida, o representante da AEEP salientou a honra que constitui para a Associação de Estabelecimentos Particulares e Cooperativos ter o Colégio Internato dos carvalhos como seu filiado, salientando a importância e a qualidade do trabalho desenvolvido no CIC.

Usou de seguida da palavra o Presidente da assembleia Municipal de Gaia, Sr. César Oliveira, que referiu o prestígio do CIC, não apenas ao nível do concelho de Gaia, mas no contexto nacional, pela qualidade do ensino que ministra.

Por fim, o Presidente da Direção, Pe. José Maia, salientou a necessidade do Colégio continuar a evidenciar a “Marca CIC”, pois como outras somos uma escola, mas não somos uma escola como as outras. Nos tempos difíceis que vivemos, terá de ser pela diferença, uma diferença marcada pela qualidade, pela inovação e pela competência, que o CIC conseguirá continuar a manter a sua posição no contexto da educação e do ensino em Portugal.

No final dos discursos, deu-se início à visita aos vários stands da ExpoCIC, mais uma vez colocados no novo espaço que serve de apoio aos alunos do ensino secundário, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo.

Ainda antes de se iniciar a referida visita, toda a comitiva foi brindada por uma exibição de dança, realizada pelos alunos do curso de Animação Sócio Desportiva, assim como por uma peça musical interpretada pelos “Sopranos”, passando ainda pelo interior do novo Pavilhão Gimnodesportivo, onde decorria um “Master de Ginástica” destinado aos alunos da Área de Ciências e Saúde.

No interior da ExpoCIC, todos os convidados tiveram oportunidade de apreciar a qualidade dos trabalhos expostos pelos alunos e professores do Ensino Básico e de todos os cursos do Ensino Secundário, tendo os presentes manifestado a sua admiração pelo que tinham visto, enaltecendo e felicitando a Direção, Professores, Alunos, Colaboradores não Docentes e Pais pela excelência e qualidade do trabalho desenvolvido no Colégio dos Carvalhos.

Ao final da manhã, os alunos do 2º ciclo deram início à prova “Fair Play na Estrada” realizando, nas respetivas salas de aula, a prova teórica.

Estava dado o mote para uma semana que se adivinhava enriquecedora para todos os que fazem parte desta grande família.
No dia 19, logo pela manhã, os alunos do 9º ano partiram rumo à Barragem do Alto Lindoso para uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de ciências físico-químicas. Data em que também se iniciou uma série de visitas das turmas do 5º ano ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, iniciativa intitulada “paparoca da bicharada”, que surgiu no âmbito da disciplina de ciências da natureza e que se prolongou ao longo da semana.

As turmas do 6º ano tiveram também a oportunidade de, nesta segunda-feira, usufruírem de um ateliê de pixilação levado a cabo pelo Departamento de Ciências Informáticas.

Por volta das 9H00, no auditório do bloco 1, as turmas H1, H2 e H3 do 10º ano foram esclarecidas acerca do Turismo em Portugal numa palestra intitulada “Turismo, Perspetivas Profissionais”.

Ao princípio da tarde, por volta das 14H30, o Colégio teve a honra de receber, no Auditório do bloco 1, para uma palestra com os alunos do 10º ano das turmas H, do 11º AJ, LR e PT e 12º LRJ1, LERJ2 e PT, subordinada ao tema da comunicação, a Sónia Araújo, apresentadora da Praça da Alegria, a Ana Guedes, pivô do Jornal da Uma da TVI e Rui Rêgo, estes dois últimos ex-alunos do Colégio. Uma iniciativa que muito enriqueceu todos os discentes, pois os profissionais que estiverem presentes deixaram bastantes conselhos que serão, certamente, muito úteis e valiosos para o futuro dos nossos alunos.

Na terça-feira, dia 20, O Departamento de Ciências Matemáticas realizou, no auditório do bloco 1, um Campeonato Inter-Turmas do Jogo do 24, o “CIC 24”, os destinatários foram todos os alunos do ensino básico. À mesma hora, realizou-se, ainda, uma Palestra “AJ Esclarece: A Justiça da Ação, um Valor a Partilhar em Família!” Esta iniciativa foi destinada aos alunos do 11º e 12º anos das turmas LR e BT.

Por volta das 10H30, o Departamento de Ciências Humanas concluiu o concurso “Fair Play na Estrada”, realizando, num dos espaços desportivos do ensino básico, a prova teórica. Mais um contributo valioso na educação para a cidadania no que diz respeito à prevenção rodoviária.

Nesta manhã, viveu-se também um dos momentos bastante significativos desta Semana Cultural, pois contámos com a presença da RTP, com uma reportagem do Hélder Reis, (reportagem já disponibilizada no site institucional) em direto para o programa Praça da Alegria. Uma forma de mostrarmos a toda a sociedade o trabalho de qualidade desenvolvido na nossa Instituição. Uma presença que a todos, enquanto Instituição, nos deverá encher de orgulho por todo o reconhecimento que é feito ao trabalho da comunidade educativa.

À hora de almoço, no laboratório de ciências, uma “Mixologia de Aromas, Cores e Sabores”, deliciaram todos aqueles que quiseram experimentar alguns cocktails especiais.

À noite, mais precisamente às 21H30, num projeto conjunto entre a Direção do CIC, a Associação de Pais e o Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional do Colégio, realizou-se uma conferência com a presença do Dr. Roberto Carneiro, subordinada aos novos desafios da educação, colocados por um novo paradigma de sociedade, mais concretamente por um novo paradigma de juventude, a denominada “geração Y”. Um momento de partilha de experiências e estratégias, no qual aspetos como a necessidade de incutir regras aos jovens se tornam urgentes mas, ao mesmo tempo, a necessidade que os mesmos têm de receber afetos.

Na quarta, dia 21, mais um conjunto de atividades se realizou. Pelas 9H30, no Laboratório de Ciências do ensino básico, para todos os alunos 6º ano, atividade que se prolongou durante o dia, realizou-se, no âmbito da disciplina de ciências da natureza, a atividade “Cozinha Cientifica”.

Nesta manhã, todos os alunos do 3º ciclo afinaram as vozes para mostrarem os seus dotes de cantores, pois realizou-se, ao longo da manhã, o “Karaoke de Francês” para todas as turmas do 3º ciclo. Momentos de convívio, de partilha, de muita música, de muito ritmo e, ao mesmo tempo, de familiarização com a língua francesa. Uma forma bem diferente e positiva de aprender francês.

Por volta das 11H00, o Departamento de Ciências Informáticas levou a cabo mais uma “Caça ao Tesouro na Web”, para os alunos do 5º ano.

Com início também às 11H00, no auditório do bloco 1, o Colégio recebeu, para uma conferência, o Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho Pinto. A conferência, destinada aos alunos do 11º e 12º AJD, do 10º H1, H2 e H3, foi subordinada ao tema “Justiça: ainda vale a pena acreditar?”. Um momento ímpar, sobretudo, quando o Dr. Marinho Pinto, perante todos os presentes, confessou que a motivação que o levou a seguir Direito foi um Homem que há 2012 anos foi condenado pelo povo, não pelo poder, e que nem sequer teve um advogado para o defender, referindo-se objetivamente a Jesus Cristo. Numa Instituição como o CIC, de matriz cristã, este foi um momento bastante emocionante para todos os que tiveram o privilégio de o ouvir.

Às 16H00, na cave 4, os alunos de Ciências e Tecnologias assistiram a um filme e refletiram sobre o mesmo.

Estávamos a chegar ao final desta Semana Cultural, mas mais um dia em grande estava previsto. Na quinta-feira, dia 22, logo pela manhã, realizou-se mais um (CPAS) Concurso de Programação para alunos do secundário. Por volta das 11H30, num projeto conjunto entre a Equipa de Animação Pastoral e os colaboradores do EcoEscolas, realizou-se uma conferência “Estampa-te Contra a Indiferença, os Outros também são uma Família”.

De tarde, às 15H30, desta vez no Auditório Claret, os alunos do 9º ano, assistiram a uma peça de teatro “Off With your heads”, levada a palco pela Avalon Theatre Company. Esta atividade surgiu no âmbito do Departamento de Línguas Germânicas.

Esta Semana Cultural não podia terminar da melhor forma. A Equipa de Animação Pastoral promoveu mais um “Concerto Vozes pela Paz”. Realizou-se pelas 21H30, no Santuário do Coração de Maria. Este espetáculo contou com a participação dos dois coros do Colégio, o Coro Claret dirigido pelo professor Vasco Silva e o Coro Infantil Claret dirigido pela professora Cristina Baptista, mas também com a participação de coros convidados: o Coro Infantil do Fórum Musical de Gulpilhares e o Coro Sénior do Jumbo. Contou, ainda, com uma participação especial de “Joshua”, um projeto musical de um ex-professor do CIC, o professor Rogério Monteiro. Participações brilhantes que encerraram com chave de ouro esta Semana Cultural.

Ao longo da semana, decorreu ainda uma Feira do Livro, na Sala de Mediateca. O Departamento de Línguas Românicas promoveu um ciclo de Cinema Francês para os alunos do 3º ciclo, uma atividade intitulada “Um livro… Um filme”, para todos os alunos do ensino básico e uma lojinha para angariação de fundos com vista à viagem a Paris dos alunos do 8º ano. Realizou-se também um Workshop de Artes Decorativas para toda a comunidade educativa, na sala 14 do ensino básico, sob a responsabilidade da professora Olívia Magalhães.

A Semana Cultural, para além de reforçar a união de todos os que diariamente “remam neste barco”, tem como objetivo abrir as portas à sociedade e às comunidades envolventes. Daí ser importante salientar que, para além de muitas empresas e anónimos que visitaram a ExpoCIC, o Colégio recebeu, também, mais de um milhar de alunos do 9º ano de outras escolas da área geográfica próxima do Colégio, sinal de que o trabalho aqui desenvolvido é bastante reconhecido.

Após mais uma Semana Cultural, e no ano em que “como família, procuramos crescer na alegria e na esperança”, todo o trabalho desenvolvido pela comunidade educativa permite-nos olhar o futuro com otimismo e esperança. Otimismo porque se trata de um trabalho consistente, de qualidade, com vista a uma sociedade mais empreendedora; com esperança, porque, como comunidade cristã que somos, mesmo em circunstâncias adversas, temos de acreditar que o futuro será sempre melhor: A Esperança Cristã é a esperança num Homem e num futuro melhores. A busca da perfeição deve nortear toda a nossa ação educativa. São iniciativas como esta que nos levam a concluir que estamos no caminho certo.

CIC

Galeria de Vídeos

Erro no leitor

Dr. José Pedrosa

Erro no leitor

Pe. Joaquim Cavadas

Erro no leitor

Eng.ª Mercês Ferreira

Erro no leitor

Dr. José da Silva Ferreira

Erro no leitor

Sr. César Oliveira

Erro no leitor

Pe. José Maia

 

GALERIA DE IMAGENS