Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
LABORATÓRIOS E ATELIÊS DO CURSO SUPERIOR DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO
Sérgio Pereira27/05/2011
No âmbito do projecto multidisciplinar, desenvolvido ao longo deste ano lectivo, sobre Ciência na Escola promovido pela FIP – Fundação Ilídio Pinho, DREN – Direcção Regional de Educação do Norte e BES – Banco Espírito Santo...
VISITA DE ESTUDO
LABORATÓRIOS E ATELIÊS DO CURSO SUPERIOR DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA NO PORTO – CAMPUS FOZ
No âmbito do projecto multidisciplinar, desenvolvido ao longo deste ano lectivo, sobre Ciência na Escola promovido pela FIP – Fundação Ilídio Pinho, DREN – Direcção Regional de Educação do Norte e BES – Banco Espírito Santo, com o tema “UM RENASCER DA ALKIMIYA DA COR – Produção de Pigmentos Naturais a partir de rochas e minerais”, os alunos dos cursos envolvidos, Química, Ambiente e Qualidade, Artes e Indústrias Gráficas e Património e Turismo, realizaram uma visita de estudo na tarde do dia 20 de Maio aos laboratórios e ateliês do Curso Superior de Conservação e Restauro da Universidade Católica no Porto – Campus Foz.
Esta destacada instituição do Ensino Superior ministra uma Licenciatura em Arte – Conservação e Restauro onde os alunos desenvolvem as suas capacidades nomeadamente nas actividades práticas relacionadas com o curso. Para os alunos do colégio, esta visita permitiu um melhor conhecimento sobre esta área, que tem vindo a ganhar relevância, com interesse em perspectivas diferentes: estudo e aplicação de substâncias químicas adequadas à peça e a análise química das componentes da mesma obra, a função do restaurador na recuperação das obras de arte e da sua difícil missão de garantir os traços originais e o papel do profissional de turismo, no estudo e sensibilização do público para a importância da preservação do património artístico.
A visita foi orientada e acompanhada pela Doutora Jorgelina Gonzalez que nos mostrou os diversos laboratórios e ateliês do curso com a explicação dos procedimentos neles desenvolvidos. Os alunos e docentes participantes da visita agradecem reconhecidamente a simpatia, disponibilidade e empenho demonstrado.
Sérgio Pereira