Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
LIXO(-TE) COM COR! Nº 7: A lata de refrigerante de Alumínio
Inês Carneiro & Joana Carvalho, 12ºBT104/05/2011
Actualmente a grande maioria das bebidas são acondicionadas em latas de alumínio, um metal 100% reciclável! Basta colocá-lo no ecoponto amarelo, claro!
Lixo(-te) com Cor! Nº 7
A lata de refrigerante de Alumínio
Isso mesmo, qualquer produto feito de alumínio pode ser produzido e reciclado infinitas vezes, sem perder as suas qualidades. Esta característica possibilita uma combinação única de vantagens para o alumínio, destacando-se a protecção ambiental e a economia de energia!
A sua extracção é feita a partir de um minério de bauxite, num processo caro e de elevado consumo energético. A cada quilo de alumínio reciclado, cinco quilos de bauxite são poupados, sem contar toda a lama vermelha (resíduo da extracção) que é evitada. Para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia. Esta diferença é suficiente para abastecer energeticamente 160 pessoas durante um mês.
A reciclagem de latas de alumínio é, assim, um acto moderno e civilizado ao alcance de todos nós.
Com tudo isto, podemos afirmar claramente que qualquer bebida fica melhor em latas!
CURIOSIDADES
O ciclo de vida da lata de alumínio - espaço de tempo entre a produção e o retorno aos centros de reciclagem - é em média de 40 dias.
Com uma chapa de alumínio de 1 metro de comprimento por 1,72m de largura, podem ser produzidas 99 latas.
A energia utilizada para fazer uma lata de alumínio a partir de matérias-primas naturais é suficiente para fazer 20 latas de alumínio reciclado.
Reciclar uma lata de alumínio é o equivalente a poupar energia suficiente para ver televisão durante 3 horas.
Hoje, as latas de alumínio são 32% mais leves que as produzidas há 25 anos.
Hoje, 74 latas são produzidas com 1 kg de alumínio, ao invés das 64 em 1992 e 49 em 1972.
As linhas de enchimento dos fabricantes de bebidas passaram das 30 mil latas/hora para 120 mil latas/hora nos últimos anos.
Os EUA têm o maior consumo per capita do planeta com 347 latas consumidas por habitante, seguidos pelos Emirados Árabes (240), Canadá (155,3) e Austrália (144,7).
Inês Carneiro & Joana Carvalho, 12ºBT1