Preencha o formulário com os dados que pretende pesquisar e prima o botão "Procurar".
AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO
Aníbal Couto16/03/2011
As quatro estações do ano foram o ponto de partida para o estudo e manipulação da grelha (malha quadrangular) e da cor. Partindo de uma grelha apertada, as possibilidades criativas da utilização do quadrado, triângulo e círculo aumentam… formando imagens abstractas, simbólicas e figurativas.
EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS 12º ANO DO CURSO DE ARTES E INDÚSTRIAS GRÁFICAS (ATELIER GRÁFICO)
As quatro estações do ano foram o ponto de partida para o estudo e manipulação da grelha (malha quadrangular) e da cor. Partindo de uma grelha apertada, as possibilidades criativas da utilização do quadrado, triângulo e círculo aumentam… formando imagens abstractas, simbólicas e figurativas. Nalguns casos as imagens sugerem a construção através de pixéis. A cor foi analisada de forma a ser aplicada de forma ilustrativa/representativa de cada uma das estações.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.
Primavera: Estação mais florida do ano. Com o fim do inverno, os dias voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem os ninhos.
Verão: Estação mais quente do ano. Muito calor e dias longos. As árvores estão verdes e carregadas de frutas.
Outono: Estação conhecida como o tempo das colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas já estão bem maduras e começam a cair.
Os jardins e parques ficam cobertos de folhas de todos os tamanhos e cores.
Inverno: Estação mais fria do ano. Associado ao ciclo biológico de alguns animais entrarem em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso.
Estação que sucede ao Outono e antecede a Primavera. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo.
Aníbal Couto