Bolsa de Turismo de Lisboa

Cristina Costa e José Pedro Ribeiro
11/03/2011

A BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa regressou aos pavilhões da FIL para nos mostrar as mais recentes tendências do mercado do turismo. Foi este o mote para mais uma visita de estudo a Lisboa feita pelos alunos do 11º e 12º ano do curso de Património e Turismo no passado dia 25 de Fevereiro.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Bolsa de Turismo de Lisboa: a visita mais esperada!

A BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa regressou aos pavilhões da FIL para nos mostrar as mais recentes tendências do mercado do turismo. Foi este o mote para mais uma visita de estudo a Lisboa feita pelos alunos do 11º e 12º ano do curso de Património e Turismo no passado dia 25 de Fevereiro.

A primeira parte da visita foi realizada num dos centros turísticos da cidade, Belém, área que concentra alguns dos mais míticos monumentos nacionais, como o Mosteiro de Jerónimos e a Torre Belém, além de ser um pólo cultural da cidade, através do Centro Cultural de Belém e do Museu Colecção Berardo. Esta visita acabou adocicada com um pastel de Belém, quentes e saborosos doces polvilhados com canela, recentemente eleitos uma das melhores sobremesas do mundo pelo jornal inglês The Guardian!

Ainda em Belém foi visitado o Museu Nacional dos Coches, que tem três particularidades importantes: é o mais visitado da rede pública nacional de museus, contém a mais importante colecção do mundo de coches e a colecção irá em breve para um novo museu, em construção frente ao actual. O outrora Picadeiro Real do Palácio de Belém, edifício do séc. XVIII, funciona hoje como um espaço expositor de Coches de três séculos, desde a realeza portuguesa, em madeira e talha dourada, até aos três coches barrocos construídos em Roma a mando de D. João V, decorados com esculturas em talha dourada de tamanho real. A elegância da colecção tem reflexo também no espaço museológico em que se encontra, onde sobretudo os tectos belamente pintados quase ofuscam o conteúdo da sala principal do museu. O futuro edifício será mais moderno e terá como principal objectivo destacar o dourado e os veludos coloridos dos coches num espaço minimalista e inteiramente branco.

Na visita à baixa de Lisboa fomos recebidos pela imponente Praça do Comércio; a baixa pombalina, planeada por Marques de Pombal após o terramoto de 1755 é um dos marcos do urbanismo em Portugal. De ruas largas e edifícios majestosos, esta área de Lisboa é uma zona comercial e turística por excelência. Visitamos o MUDE - Museu do Design e da Moda, em plena Rua Augusta, um espaço inovador que ocupa o antigo edifício do banco de Portugal, edifício despido da função bancária e agora preenchido com peças marcantes da história do design da moda.

A BTL 2011 teve uma edição mais fraca que nos anos anteriores, reflectindo a conjuntura económica actual – menos países europeus representados, animação mais pobre e menos informação disponível para entregar aos visitantes foram aspectos notórios. Este evento funciona como uma montra do turismo em Portugal e dos principais destinos mundiais; Espanha, Brasil e países latinos foram dos mais representados, como habitualmente. O País convidado este ano foi a Tailândia, sob pretexto dos 500 anos de relações de Portugal com este país asiático e foram ainda entregues este ano os Prémios do Turismo de Portugal.

Cristina Costa e José Pedro Ribeiro
(12ºano do Curso de Património e Turismo)


 

GALERIA DE IMAGENS