NOTÍCIAS

De 7 de fevereiro a 23 de fevereiro, o “design” entrou no CIC pela porta da Biblioteca Escolar ao colocar em destaque a importância deste na conceção de uma capa de um livro.

CIC
05/03/2024

No passado dia 28 de fevereiro de 2024, realizou-se uma sessão de informação e esclarecimentos sobre inscrições em Provas e Exames Nacionais a distância, através da plataforma “Microsoft Teams, destinada aos pais e encarregados de educação dos alunos do 11.º e 12.º anos, dinamizada pelo Gabinete de Psicologia do CIC.

CIC
04/03/2024

Foi com imenso gosto que, no dia 28 de fevereiro, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Matemática, que se celebra anualmente a 14 de março, recebemos no CIC, pela segunda vez, o espetáculo ao vivo “Isto é Matemática”. Assistiram a este espetáculo, no Auditório Claret, repartidos por duas sessões, 790 alunos do Colégio.

Pel’ O GDCM
Prof.ª Fernanda Belém
01/03/2024

 

No passado dia 28 de fevereiro de 2024, decorreu, nas instalações da Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Águeda (ESTGA), a fase final do concurso de programação TECLA 2024, em que as nossas equipas conseguiram um meritório 7.º e 8.º lugares.

MA, GDI
01/03/2024

No dia 28 de fevereiro, no âmbito dos Protocolos de Cooperação Institucional que o CIC tem estabelecido com Entidades Externas, recebemos os Coordenadores dos Cursos da Escola Superior de Ciência e Tecnologia do ISPGAYA (Instituto Superior Politécnico de Gaya).

CIC
29/02/2024

 

No passado dia vinte de fevereiro de 2024, as turmas do 11.º e 12.º anos do curso de Património e Turismo realizaram uma visita de estudo à zona centro do País, no sentido de porem em prática e validarem conteúdos programáticos das disciplinas tecnológicas, Arte em Portugal, Património e Museus e Património Local e Regional.

Prof.ª Sónia Teixeira
29/02/2024

No âmbito de uma visita de estudo, os alunos do 11.º AG do curso de Artes e Indústrias Gráficas visitaram a Gráfica da Lixa, o Centro de Interpretação do Românico e a Casa-Museu de Vilar - Filmes & Animação em Lousada.

Catarina Silva e Matilde Siquet , do 11.º AG
28/02/2024

No dia 22 de fevereiro, realizaram-se as XI.as Olimpíadas da Língua Portuguesa, numa primeira fase a nível de escola, com a participação de 41 alunos. Organizado pela Associação de Professores de Português, o evento pôs à prova as competências linguísticas dos estudantes, com itens de resposta fechada de compreensão textual e gramática. O empenho dos alunos evidenciou o seu carinho pela língua.

Prof. Paulo Pereira
27/02/2024

 

O Projeto Recibosk está a ser implementado no Colégio, no âmbito dos projetos Ser+ e Cidadania do Curso de Artes e Indústrias Gráficas, concentrando-se na fomentação da consciência para a reutilização e valorização de subprodutos e resíduos do setor alimentar, nomeadamente das rolhas de cortiça e dos OAU (óleo alimentar usado) provenientes da restauração e consumo doméstico, estando disponíveis contentores de reciclagem destes dois produtos junto à cantina.

Prof.ª Ana Gonçalves e as alunas Rita campos e Inês Carvalho, do 11.º AG
27/02/2024

No dia 20 de fevereiro, pelas 14h00, na Biblioteca Nélson Padrão, foi realizada uma atividade designada “Prx\ojeto Constituição da República Portuguesa (CRP) em 30 Minutos” da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (AEFDUP).

Prof.ª Teodora Barbosa
26/02/2024

Dando continuidade ao projeto de intervenção social da turma, o “Projeto CIC: Conhecer, Incluir e Cooperar”, no âmbito Projeto de Formação Humana do CIC, PROJETO SER+, os alunos do 11.º EA, Curso de Eletrotecnia e Automação, consertaram uma cama articulada e elevatória elétrica que não funcionava e que, por essa razão, não era útil a alguém que dela necessitava.

CIC
23/02/2024

 

 

 

 

 

 

AGENDA ESCOLAR

2024/3/19
EXPOCIC (19, 20 e 21/03)

Dias 19, 20 e 21 de março decorrerá a ExpoCIC e Semana Cultural

2024/3/22
Fim do 2º Período

2024/3/25
Férias da Páscoa

2024/3/29
Sexta-feira Santa

 

 

 

QUADRO DE EXCELÊNCIA

O reconhecimento de aptidões e atitudes dos alunos ou grupos de alunos, que tenham evidenciado valor e excelência nos domínios cognitivo, cultural, pessoal ou social, bem como o reconhecimento de excelência por serviços prestados quer de Pessoal Docente e não docente.

2022/2023     2021/2022     2020/2021     2019/2020     2018/2019     2017/2018     2016/2017      2015/2016      2014/2015      2013/2014     2012/2013      2011/2012     2010/2011     2009/2010     2008/2009    

 

 

 

TESTEMUNHOS

O COLÉGIO TEVE UMA RELEVÂNCIA GRANDE NA MINHA VIDA, FOI AQUI QUE CONHECI GRANDES AMIGOS.

Vitor Manuel Plácido de Araújo

A EXPERIÊNCIA MAIS MARCANTE NO MEU PERCURSO ACADÉMICO.
Foram 3 anos muitos especiais na minha vida. Foi nesta fase que criei mais laços com outras pessoas e esses laços ainda se mantêm. Tudo foi especial: a exigência, o espaço, os colegas todo o pessoal docente não docente. A minha maneiro de ser foi claramente moldada pelas aprendizagens que o Colégio me transmitiu.

Pedro Filipe da Silva Almeida
Agile Coach

AQUI APRENDI A SER UM HOMENZINHO
De 95 a 2004 fui aqui aluno. A fase mais importante da minha vida, aqui me formei, aqui aprendi a ser um homenzinho. Uma grande escola. Muitas saudades desse tempo

Tiago Patacas

 


DESTAQUES

 

As Candidaturas para o ano letivo 2024/2025 decorrerão exclusivamente OnLine (disponibilizaremos aqui o link brevemente) de 18 de março a 3 de maio.

Dia 18 de março, pelas 21 horas, decorrerá uma sessão ONLINE (disponibilizaremos aqui o link brevemente) para apresentação dos cursos e esclarecimento sobre as candidaturas 2024/2025.

Descubra ou saiba mais sobre a nossa Oferta Formativa aqui!

CIC
04/03/2024

Período de inscrição: de 26 de fevereiro a 08 de março – As inscrições devem ser efetuadas através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE), disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt
NOTA: Já estão disponíveis as ajudas..

CIC
28/02/2024

 

Foram disponibiizados no item Secretaria | Exames Nacionais vários documentos, nomeadamente: a Norma 01/JNE/2024, o Guia Geral de Exames 2024, o Despacho Normativo n.º4/2024 e outros documentos importantes. Consulte toda a informação aqui.

CIC
23/02/2024




RUBRICAS


“Raparigas como nós” é um relato perfeito do que é ser adolescente. Neste livro, são abordados vários temas como as drogas, as depressões, a vontade e a necessidade de que nós temos de pertencer a algum lado, memórias de infância e, claro, o primeiro amor.

Sugestão de leitura de Mariana Soares, do 10.º H2
01/03/2024


Os métodos contracetivos surgiram como forma de controlar a reprodução, permitindo a sua separação da relação sexual.
O ato sexual já foi visto como algo íntimo, ou seja, todos sabiam que se praticava, porém não se verbalizava, chegando mesmo a ser considerado um tabu. Hoje em dia, assistimos a um fenómeno contrário, isto é, o ato sexual passou de algo íntimo para algo banal e corriqueiro, entre muitos jovens, havendo mesmo uma desvalorização da chamada “perda da virgindade”, e não sendo, como deveria, algo sentido e cuidado.

Prof.ª Isabel Cristina e Daniela Oliveira, do 12.º BT1
07/02/2024


Na sequência do desafio “Educar para a Literacia”, lançado pela Biblioteca Escolar, Dr. Nélson Padrão, o Grupo Disciplinar de Línguas Românicas propõe a leitura do livro “A Trança de Inês” de Rosa Lobato de Faria.

Sugestão de leitura do GDLR.
20/02/2024


Todos os anos, no dia 27 de janeiro, data que marca o aniversário da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas, é comemorado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, de forma a lembrar a dor provocada pela intolerância e pelo ódio.

Alunos do 12.º AJD
26/01/2024

 

 

 

 

 






PROJETOS INOVADORES

 


Image

 


Image