Salvador Dalí

 

Salvador Dalí nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade catalã de Figueras (Espanha), região que foi também uma espécie de pano de fundo para grande parte de sua obra. Tornou-se uma figura popular com aqueles bigodes enormes. Era artista e showman na divulgação da própria obra. Filho de um prestigioso tabelião, estudou na escola pública (Colégio Salle). Começou a estudar desenho quando tinha 13 anos. Em 1919 participou de uma exposição de pintura. Em 1922 obteve o reconhecimento da Associação Catalã de Arte e no mesmo ano matriculou-se na Escola de Belas Artes de Madrid, onde fica até 1926, quando conheceu Frederico Garcia Lorca e Luís Brunuel. Vinha de uma família sólida de classe média. Era rodeado por amigos ricos e cultos que incentivavam Dalí e o mantinham bem informado sobre os desenvolvimentos no mundo das artes.

Quando foi estudar pintura em Madrid (1921-1926) já possuía boa bagagem artística. Foi nessa época que fez amizade com o poeta Lorca. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1925, na Galeria Dalmau (Barcelona). Foi chamado em 1927 para o serviço militar, cumprindo-o no Castelo de Sant Ferran (Figueres). Surrealista desde 1928 (ano em produziu, com Buñuel, o filme "Un perro andaluz" e se incorporou ao grupo surrealista em Paris). Em 1938, fiel ao mesmo tipo de pintura, modificou sua orientação temática até chegar a quase ao misticismo.

Foi cada vez mais atraído para o Surrealismo a partir de 1929, e influenciado pelas teorias de Sigmund Freud. Casou-se com Gala Eluard que fora antes sua amante. Gala além de ser a musa inspiradora, foi uma grande colaboradora e organizadora de seus afazeres. Mas foi ela também que devida à sua ganância incentivou Dalí a banalizar a sua arte.

Sua melhor produção é considerada a que ocorreu entre os anos 29-39, quando Dalí pintou suas obras mais famosas. As pinturas desenvolviam interpretações e associações irracionais, dependendo do ponto de vista, de acordo com o método crítico-paranóico por ele criado. Conferiu à sua obra sempre uma aparência académica com impecável precisão fotográfica. No final da década de 1930, Dalí estava começando a ser reconhecido nos Estados Unidos, onde as atitudes face às novidades artísticas, eram menos conservadoras do que na Europa. O início da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos alemães sobre a França, em 1940, levaram Dalí a fugir para os EUA, onde ficou oito anos. A América também despertou seu lado exibicionista, tornou-se uma super-celebridade. Em 1962 criou grandes pinturas como a "Batalha de Tetuán". Recebeu em 1964 a Cruz de Isabel a Católica e um ano depois; realizou uma grande exposição em Tókio. Em 1973 é inaugurado o Museu Dalíi.

Os últimos anos de Salvador Dalí foram obscurecidos por um distanciamento de Gala, que morreu em 1982. No mundo das artes crescia a preocupação com a quantidade de obras falsas que lhe eram atribuídas a Dalí.

O próprio Dalíi sabia de sua parcial culpa, pois que muitas vezes chegou a assinar centenas de folhas em branco que seriam obviamente usadas de forma ilícita.

Em 1986 sofreu graves queimaduras por causa de um incêndio, ocorrido em seu quarto. A partir de então viveu prostrado em uma cama na torre do Museu de Figueres. Faleceu em 20 de janeiro de 1989, anos 84 anos de idade. Seu corpo, embalsamado, está enterrado em uma tumba sob a cúpula do Museu de Figueres (Espanha).

Voltar