Salienta-se o facto de ser a edição com o maior número de escolas participantes: 47 escolas num total de quase uma centena de alunos.
As ONF são o maior evento de Filosofia destinado aos alunos do ensino secundário em Portugal. Para além de serem uma competição, uma vez que se apuraram os representantes de Portugal para as Olimpíadas Internacionais de Filosofia, proporcionam excelentes momentos de partilha, reflexão e discussão de temas da atualidade, apresentando-se como um contributo muito válido na construção do pensamento crítico dos jovens.
Neste sentido, o CIC e o Grupo Disciplinar de Ciências Humanas, em colaboração com a PROSOFOS (Associação para a promoção da Filosofia), prepararam estes dois dias ao pormenor para que tudo decorresse da melhor forma possível e fossem dois dias inolvidáveis para todos quantos visitaram o Colégio Internato dos Carvalhos.
Os participantes foram recebidos pela Comissão Organizadora e pelos alunos do curso de Línguas e Relações Empresariais que se disponibilizaram para acompanhar e orientar os participantes no primeiro dia do evento. Depois de almoçarem no refeitório do CIC, os participantes dirigiram-se para o Auditório Claret, onde decorreu a sessão de abertura. No início desta cerimónia, os alunos do curso de Animação Sociodesportiva brindaram todos os presentes com uma belíssima coreografia. A este momento de energia e alegria contagiantes, seguiram-se as palavras de boas-vindas do Diretor Pedagógico do CIC, Eng.º Evaristo Moreira, bem assim como da Dra. Vera Vicente, Presidente da PROSOFOS, que, na ocasião, agradeceu ao CIC o acolhimento e corresponsabilização na organização das XII Edição das ONF.
Por volta das 15h30, o “momento foi para pensar”, pelo que os alunos se dirigiram para as respetivas salas para a realização das provas. Os professores estiveram na Biblioteca do Colégio numa conferência do professor Carlos Café, a que se seguiram um “workshop” sobre a avaliação, um “coffee break” e a avaliação das provas.
Após estes momentos, serviu-se o jantar no refeitório do CIC. Com as “forças repostas”, chegou a hora da diversão: para tal, o Bar do CIC, com a ajuda dos alunos do curso de Eletrónica e Telecomunicações, “transformou-se numa discoteca” e houve uma festa para todos os participantes. Depois deste momento de animação noturna, embora a vontade fosse continuar a festa pela noite fora, e, como o dia já ia longo, chegou a hora de descanso, momento em que os alunos se recolheram para o Pavilhão Gimnodesportivo para pernoitar, porque o segundo dia estava iminente, e o nervosismo aumentava, pois, em breve, seriam conhecidos os vencedores destas XII ONF.
Para os alunos, a manhã do dia 9 foi dedicada a um “workshop” do professor Carlos Café; a tarde foi para a realização de um “peddy paper” pelos espaços do CIC. Foram momentos de convívio e de trabalho em equipa.
Para os professores, a manhã foi dedicada a uma segunda fase de avaliação das provas, a que seguiu, já de tarde, um passeio cultural à “descoberta de Gaia”, com uma visita às Caves do Vinho do Porto, uma atividade com a colaboração do curso de Património e Turismo do CIC.
A sessão de encerramento decorreu no Auditório Maestro José Gomes, no “outlet” de Grijó. Esta sessão de encerramento iniciou com dois belíssimos momentos musicais, interpretados por duas alunas do CIC, a Leonor Rebelo, do 11.º AD2, e a Joana Neves, do 12.º LR, coordenadas pelo professor Filipe Coutinho.
Após este momento musical, o Dr. Pedro Figueiredo, Vogal da Direção Pedagógica do CIC e em representação do Colégio, usou da palavra para referir ter sido com muito gosto que o CIC recebeu este evento, tendo felicitado a realização deste género de iniciativas que fomentam o espírito e o pensamento críticos.
Seguiu-se a intervenção do Dr. Gonçalo Santos, da Direção Geral de Educação, que, em representação do Ministério da Educação, começou por agradecer o convite para participar. Continuou destacando a importância da Filosofia na formação de cidadão conscientes e no desenvolvimento de uma sociedade mais reflexiva, terminando por agradecer a todos os intervenientes na organização.
No momento seguinte, foi a vez da Representante da Associação de Professores de Filosofia, a Dra. Isabel Bernardo, se dirigir a todos os presentes: começou pelos agradecimentos, continuou com um “alerta” de que os próximos tempos seriam de alguma instabilidade devido à saída de vários professores do ativo e terminou com um apelo para que se promova nas escolas, através da Filosofia, uma cultura de acolhimento.
Encerrou as intervenções a Dra. Vera Vicente, Presidente da PROSOFOS, que começou por agradecer a todos os intervenientes nestas ONF e realçou que a Filosofia nos pode levar ainda mais longe.
Pese embora já todos os participantes serem vencedores pelo facto de se envolverem na sua formação e na construção do seu pensamento crítico, seguiu-se o momento pelo qual todos aguardavam: a nomeação dos vencedores.
Dos quase 90 participantes, foram atribuídas 26 Menções Honrosas, duas das quais “ficaram em Casa”, pois foram conquistadas pelos alunos Eduardo Sá, do 10.º T3, e Hélia Ferreira, do 11.º QA.
Os alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais, em Helsínquia, na Finlândia, premiados com as Medalhas de Prata e Ouro, são Mariana Augusto, da Escola Secundária José Gomes Ferreira (Lisboa), e António Seco, da Escola Secundária Lima de Faria (Cantanhede), respetivamente.
Por fim, para além do apoio dos nossos colaboradores, docentes e não docentes em toda a logística que envolveu a concretização destas ONF, também queremos deixar, através desta crónica, uma palavra de agradecimento a todas as entidades públicas que, connosco, colaboraram na realização destas XII ONF, pois, sem a sua ajuda e colaboração, não seria possível esta iniciativa, por isso o nosso OBRIGADO a TODOS: à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, à PROSOFOS (Associação para a promoção da Filosofia), à Gertal, à Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, à Junta de Freguesia de Grijó e Sermonde e ao IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional de V. N. Gaia).
Parabéns a todos os participantes e parabéns a todos os vencedores.
Parabéns ao CIC por continuar a fazer história, dado que, pela primeira vez, acolheu e foi corresponsável pela realização das Olimpíadas Nacionais de Filosofia.
CIC
Grupo Disciplinar de Ciências Humanas