Visita de Estudo do Curso AJ aos Arquivos (Municipal e Distrital) do Porto e Casa do Infante

Curso de Assessoria Jurídica e Documentação
29/11/2022

No passado dia 23 de novembro, as turmas de 11.º e 12.º do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, no âmbito da disciplina de História A e das disciplinas técnicas da área da Documentação, realizaram uma visita de estudo a algumas instituições do Porto.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Acompanhadas pelas professoras Paula Oliveira, Balbina Neves, Teodora Barbosa e Maria José Fontes, tiveram a oportunidade de conhecer a Casa do Infante e os Arquivos Municipal e Distrital da cidade do Porto.


No Arquivo Municipal do Porto/Casa do Infante, puderam, “in loco”, contemplar a área do Arquivo, conhecer a sua origem, observar o trabalho realizado num percurso documental de 5 km. Foram presenteados com a possibilidade de observar documentos originais, como o foral de Vila Nova de Gaia, especificamente escolhido por serem alunos que frequentam uma escola deste concelho.


Seguidamente, visitaram o Museu e descobriram a história deste magnifico edifício, construído em 1325, outrora “domus romana”, designada Casa do Infante por aí ter, presumidamente, nascido Henrique, o Navegador.


No Arquivo Distrital do Porto (ADP), os alunos puderam perceber como este incorpora e valoriza a documentação (guardada num percurso de 12 km) do registo civil, dos cartórios notariais, dos tribunais e de serviços públicos cessantes - e de outras instituições detentoras de arquivos de inegável valor, bem como o serviço de consultoria e apoio técnico a instituições de arquivo e outras entidades. Visualizaram, ainda, a forma como os acervos documentais são conservados, restaurados e colocados ao serviço do utilizador.


Foi o regresso das saídas do espaço escolar, procurando conhecimento fora do lugar da sala de aula, ao encontro das técnicas do presente que nos permitem aceder e valorizar a construção da nossa identidade.

 

 

Curso de Assessoria Jurídica e Documentação


 

GALERIA DE IMAGENS