TECLA 2023 – Fase de qualificação – Boas expectativas para a final

MA, GDI
20/02/2023

No passado dia 15 de fevereiro de 2023, decorreu a fase de qualificação, realizada “online”, para a fase final do Concurso de Programação TECLA, organizado pela Escola Superior de Tecnologia da Universidade de Aveiro (ESTGA). Foi uma prova emotiva em que os nossos “pupilos” do Curso de Informática obtiveram, entre outros, o 1.º, 4.º e 5.º lugares.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O TECLA é já uma referência nacional no que diz respeito aos concursos de programação, fruto do empenho e do investimento da ESTGA e, em particular, do Departamento de Informática/Tecnologias desta Escola Superior e da Universidade de Aveiro.

 

A prova foi particularmente emotiva para os alunos do CIC, com um início muito forte da equipa “Cidenai1” da EPSC, que ocupou o 1.º lugar durante grande parte da prova. No entanto, os nossos, “Os Chads”, equipa composta pelos alunos Duarte Ribeiro e Leandro Sampaio, do 12.º IF, mantiveram-se sempre no encalço dos primeiros lugares e, na reta final do concurso, apesar da equipa “Cidenai1” ter submetido primeiro todos os exercícios, a equipa do CIC acabou por subir ao primeiro lugar porque resolveu todos os exercícios sem penalização de tempo.

 

Destaque, ainda, para as nossas “guerreiras” da equipa “Blonde & Brunette”, composta pelas alunas Íris Botelho e Roksolana Artymovych, do 11.º IF, que estiveram sempre na luta pelas primeiras posições e que, no final, caíram do 3.º lugar para o 4.º lugar devido a uma penalização de tempo; bem como para a equipa “Not Dumbs”, composta pelos alunos Gustavo Santos e Diogo Marques, ambos da via Científica do 12.º IF, que, apesar de uma fraco início, foram recuperando e terminaram a prova no 5.º lugar.

 

Apesar de ter ficado no 37.º lugar, de realçar, ainda, o excelente desempenho da equipa “10T3_Belmiros”, composta pelos alunos Rafael Teixeira e Guilherme Ferreira, do 10.º T3, da Área de Ciências e Tecnologias, que foram a melhor equipa do 10.º ano e conseguiram resolver quatro dos cinco exercícios do Concurso, pelo que, desta forma, foram apurados para participar no concurso das equipas do 10.º ano na fase final.

 

De referir a participação maciça e interessada de quase todos os alunos do Curso de Informática, num total de 27 equipas, incluindo 9 equipas do 10.º ano da Área de Ciências e Tecnologias, num total de 54 alunos.

 

Uma vez mais, obrigado e parabéns a todos pelo empenho e pela forma responsável e interessada com que se entregam a estas atividades extracurriculares.

 

Resta-nos esperar pela fase final que será no próximo dia 8 de março nas instalações da ESTGA em Águeda e desejar boa sorte aos nossos atletas apurados:

 

  • “Os Chads”, composta pelos alunos Duarte Ribeiro e Leandro Sampaio, do 12.º IF;
  • “Blonde & Brunette”, composta pelas alunas Íris Botelho e Roksolana Artymovych, do 11.º IF;
  • “Not Dumbs”, composta pelos alunos Gustavo Santos e Diogo Marques, via Científica do 12.º IF;
  • “10T3_Belmiros”, composta pelos alunos Rafael Teixeira e Guilherme Ferreira, do 10.º T3.

 

 

Sobre o TECLA:

O TECLA é um concurso de programação para alunos do Ensino Secundário, organizado pela ESTGA (Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Águeda, que pertence à Universidade de Aveiro). Este concurso é composto por duas fases: a primeira é não presencial, cujo objetivo é apurar as 25 melhores equipas para participarem na fase final, que decorrerá no próximo dia 8 de março, já presencial, nas instalações da ESTGA.

MA, GDI

 

GALERIA DE IMAGENS