Celebração da Efeméride Dia Mundial dos Solos

Curso de Biotecnologia
15/02/2023

No âmbito do Dia Mundial dos Solos, comemorado a 5 de dezembro, os alunos do 11.º ano do Curso de Biotecnologia realizaram uma visita à Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica do Porto, no dia 2 de fevereiro.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

As investigadoras da Escola Superior de Biotecnologia criaram atividades experimentais – “Isolamento de Microrganismos do Solo” e “Observação de Fungos Micorrízicos” – com o objetivo de destacar o papel fundamental dos microrganismos do solo.


Os alunos realizaram, em laboratório, os procedimentos experimentais para isolar microrganismos do solo e inoculá-los em diferentes meios de cultura, de modo a poderem visualizar o seu crescimento, após incubação. Prepararam e trataram, com técnicas de microbiologia, raízes jovens de pinheiro para observarem os fungos no interior das células, numa associação simbiótica que favorece o crescimento destas árvores.


Esta experiência, muito enriquecedora a nível prático e teórico, despertou um enorme interesse nos alunos, que desempenharam na perfeição o seu papel de investigadores, realizando técnicas e procedimentos inerentes aos trabalhos de pesquisa científica.

 

 

Curso de Biotecnologia




 

GALERIA DE IMAGENS