Sessão Técnica com Ex-aluno Ricardo Lopes, Colaborador da “Cooltour Oporto”, Sobre a Conceção de Itinerários Turísticos

Prof.ª Sónia Teixeira
11/01/2023

No passado dia dez de janeiro, a turma do 12.º ano do Curso de Património e Turismo recebeu um ex-aluno do CIC, Ricardo Lopes, para uma sessão técnica sobre itinerários turísticos. Ao abrigo dos conteúdos programáticos desenvolvidos na disciplina de Itinerários Turísticos, em consonância com a experiência profissional na área, Ricardo Lopes, colaborador da empresa “Cooltour Oporto”, partilhou com os alunos exemplos reais de itinerários turísticos que trabalham a região turística portuguesa Porto e Norte.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Destes itinerários turísticos, destacou os temáticos “enogastronómicos” como as experiências com maior procura e em crescendo. Apresentou especificamente a sua experiência e forma de os trabalhar, no sentido de ir ao encontro da procura turística atual e, como é óbvio, da obtenção de rentabilidade. Todos os produtos oferecidos por esta empresa foram apresentados aos alunos, assim como notas técnicas imprescindíveis para a sua organização e desenho, de acordo com as práticas atuais do setor.


A mutação no turismo é notória no que concerne ao papel do turista que, hoje, é mais ativo e interventivo face ao produto final consumido. Os turistas procuram experiências irrepetíveis e personalizadas. Os alunos puderam, então, conhecer a proveniência do público-alvo com quem a empresa trabalha, assim como algumas dicas sobre o que se tem feito na área e deverá ser trabalhado no futuro. Perceberam que todos os produtos criados têm como objetivo máximo acrescentar valor à base onde são desenvolvidos e que a formação dos recursos humanos é fundamental para a sua promoção e venda.


Nesta sessão técnica, ainda foi possível perceber como se chega ao preço de venda ao público de um itinerário turístico e que tipo de comunicação se privilegia neste mercado, no sentido de corresponder às expectativas do cliente de hoje, cada vez mais exigentes e ligadas ao fenómeno da qualidade e experiência única.


O curso de Património e Turismo agradece, pois, ao Ricardo Lopes por este importante momento de partilha de técnicas e experiências!

 


A Coordenadora de Curso,
Prof.ª Sónia Teixeira



 

GALERIA DE IMAGENS