Semana em Memória das Vítimas do Holocausto

Biblioteca Escolar
28/01/2023

A 27 de janeiro, assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005, com o objetivo de que a Humanidade não esqueça o genocídio em massa de seis milhões de judeus perpetrado pelos Nazis.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Lembrar, para não esquecer, que, de facto, a História se repete e os crimes contra a Humanidade também foi o propósito da semana organizada pela Biblioteca Escolar do Colégio Internato dos Carvalhos.

 

O espaço foi preparado, sensibilizando os alunos para o caminho que conduziu à morte milhares de pessoas em Auschwitz. O espólio da Biblioteca aumentou com a aquisição de livros e com as obras autografadas dos dois escritores que recebemos ao longo da semana, Dr.ª Ana Cristina Luz e Dr. António Moncada de Sousa Mendes.

 

A aluna Rita Campos desenhou um quadro, homenageando o Cônsul de Bordéus, que, de futuro, pela mão de seu neto, pertencerá ao património da Fundação Aristides Sousa Mendes.

 

O aluno Gonçalo Ferreira dedicou um poema a Aristides de Sousa Mendes, e os alunos do 11.º AJD escreveram-lhe uma carta com as últimas do mundo.

 

Expuseram-se, no espaço da Biblioteca escolar a Circular 14 e as peças do processo disciplinar que conduziu ao afastamento e ostracização do Cônsul que foi desobediente por compaixão.

 

Organizaram-se dois encontros para falar sobre a coragem de Aristides de Sousa Mendes que, ao desobedecer à Circular 14 de Salazar, salvou, no mínimo, 30 mil vidas, e de seu neto ouvimos

 

«Conheci-o no dia em que nasci a 1 de outubro de 1949, na maternidade. Ele foi ver-me e deixar a sua assinatura como testemunha de que, de facto, nasci, filho de seu sexto filho Geraldo e da sua nora Maria Luísa, selando assim um pacto a que me sinto ligado para sempre – defender para sempre a sua Memória e o seu gesto salvador de 1939/40 – início da Segunda Guerra Mundial.

Nenhum homem viverá sem fim, no entanto, há pessoas que se destacam pelo Bem que fazem, pela solidariedade, pela coragem em ajudar outros e pela força e coerência da sua Consciência. Desde esse período até à data da sua morte, a 3 de abril de 1954, apenas retenho com alguma nitidez o seu sorriso amável e um certo espírito de entusiasmo que sabia transmitir à sua volta, apesar dos sinais deixados por um AVC ocorrido 4 anos antes. Depois, quando nos “deixou”, esses atributos passaram a chegar-me através dos meus pais, tios/as, primos e amigos de família. Num ambiente assim, fui crescendo e gradualmente aprendendo a reconhecer momentos dramáticos para a humanidade. (…)»

 

Foi mais uma semana para desafiar os alunos a desenvolver competências que possam colocar ao serviço dos outros.

 

 

 

Pel’ A Biblioteca Escolar




 

GALERIA DE IMAGENS