Palestra “Melanoma e Fotoproteção” no CIC

Professoras Isabel Cristina e Rosa Reis
14/11/2022

Voltamos a receber a nossa antiga aluna Andreia Oliveira, desta vez para uma aula diferente e cujos destinatários foram os alunos de 11.º ano da área de Ciências e Saúde (AD1, AD2, BT1, BT2 e QA).

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Assim, foi no passado dia 4 de novembro que a Dra. Andreia Oliveira, numa apresentação quase informal, falou com os alunos sobre radiação solar, os seus perigos para a nossa pele e a necessidade de proteção da mesma, com vista a evitar o envelhecimento precoce e o melanoma – cancro da pele. A farmacêutica e formadora na ISDIN-Laboratório Farmacêutico conseguiu, ainda, surpreender a maioria com algumas considerações sobre as diferenças entre a miríade de protetores solares existentes no mercado e sobre a forma correta de estes serem utilizados/aplicados.


Esta temática é abordada na disciplina de Biologia e Geologia, na qual os alunos são solicitados a interpretar situações relacionadas com mutações nos genes, como, por exemplo, o cancro (neoplasia maligna). O cancro é a proliferação anormal de células e este fenómeno resulta de um descontrolo que pode ser causado por agentes que alteram a nossa informação genética (DNA ou genes). As radiações UV constituem um tipo de agente mutagénico e são emitidas pelo nosso astro rei: o Sol.


Durante duas horas, relembramos o verão, mas tomamos igualmente consciência de que há radiações durante todas as estações, mesmo quando parece que não estão lá, logo a proteção e/ou prevenção deve fazer parte dos nossos rituais.


A palestra foi muito proveitosa, educativa e elucidativa. E, porque também é sempre um gosto receber os “nossos meninos”, um grande bem-haja à Andreia e que volte sempre!

 

 

Professoras Isabel Cristina e Rosa Reis


 

GALERIA DE IMAGENS