Outubro 2022 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE)

Professora Paula Oliveira/Curso AJD
03/10/2022

Todos os anos, neste mês, é dada a palavra às Bibliotecas escolares de todo o mundo, conferindo-lhes a oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem como um centro nevrálgico vital nas escolas.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O mote deste ano é “Ler para a paz e harmonia globais” (RBE: Rede de Bibliotecas Escolares - rbe.mec.pt), procurando-se, através das palavras lidas ou ouvidas, sensibilizar os jovens para a importância de um mundo em que todos possam viver em Paz com respeito pelas suas diferenças.


D. José Tolentino de Mendonça, teólogo, professor e arquivista da Biblioteca do Vaticano, cardeal recentemente nomeado prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, afirmou, em maio de 2019, que as bibliotecas são grandes repositórios das palavras humanas” (…). “Precisamos do encontro com essas palavras para realizar a aventura das nossas existências”; “A palavra tem um lugar fundamental”, “explica o sentido da vida, da morte, do amor”, “vão além da pele


Aproveitando o mote de outubro 2022 e as palavras de D. José Tolentino de Mendonça, os alunos do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação (AJD), em articulação com a biblioteca escolar Dr. Nelson Padrão, irão lançar um conjunto de atividades, ao longo do mês, esperando que todos os alunos e restante Comunidade Educativa participem.

 

Desde a palavra por um mundo mais pacífico e harmonioso.

 


Professora Paula Oliveira/Curso AJD

 


 

GALERIA DE IMAGENS