UM LIVRO POR SEMANA: Sinopse de Amor e Guerra

Sugestão de Patrícia Silva
02/02/2023

O livro “Sinopse de Amor e Guerra” (Companhia das Letras, 2021), que parte de uma história verídica, passa-se em Berlim do pós-guerra, cidade na qual os alicerces e a construção de um muro servem de alimento para uma história de amor e desamor, onde a ética e a moral se verão encostadas à parede ou, neste caso, ao muro.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Esta obra é do género ficção literária e apresenta uma escrita fácil e compreensível para jovens adultos. É dividida por três partes e um epílogo.


A história fala de Bluma e Theobald e poderia ter qualquer outra conclusão, mas a forma meticulosa como Afonso Cruz caracteriza as suas personagens, tornando-as únicas num mundo onde existia o Oriente e o Ocidente, um pós-guerra de separação e sobrevivência, de crueldade, e depois disso vida e amor e o resto da frase.


As palavras usadas pelo autor tornam cada parágrafo em algo comovente e bondoso, onde o pai do autor tem também um papel no contar dos acontecimentos.


É um livro que certamente me surpreendeu de forma positiva ao falar de uma forma tão bonita sobre o ódio, o amor e a própria vulgaridade do mal. A todo o momento, qualquer pessoa em determinada situação poderá realizar o maior dos erros, às vezes apenas para sobreviver e para um amor viver.


Concluindo, eu gostei bastante deste livro principalmente pelo seu final e recomendo esta leitura para quem gosta de histórias apaixonantes, pois, definitivamente, esta história romântica pode mudar algumas das nossas perspetivas acerca do amor.

 

Título: “Sinopse de Amor e Guerra”
Autor: Afonso Cruz
Editora: Companhia das Letras
Modo/Género literário: Narrativo/Romance



Sugestão de Leitura de Patrícia Silva, 10.º H2

 

 

GALERIA DE IMAGENS