Abertura Oficial do Ano Letivo 2022/23
Lema para o Triénio 2022/23 a 2024/25 - “DESDE A PALAVRA

CIC
06/09/2022

Após um período de férias, o CIC assinalou a abertura oficial do ano letivo 2022/23 no dia 5 de setembro, dia em que se deu o reencontro de todos os colaboradores que fazem parte da “Família CIC”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

É sempre uma grande alegria regressar a CASA, ainda mais quando este regresso acontece junto de Maria, por quem Santo António Maria Claret tinha um carinho especial, também por isso a Congregação se chama Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria, ou Missionários Claretianos.


O primeiro momento deste reencontro realizou-se no Santuário do Coração de Maria, pelas 10h00, para a celebração da Eucaristia – uma celebração que teve como propósito promover o encontro connosco próprios, uns com os outros e com a PALAVRA de Deus.


Presidiu à Celebração o Sr. Pe. José Maia e concelebrou o Sr. Pe. João Luís Escaleira, Presidente do Conselho Diretivo do CIC e Representante da Entidade Titular e responsável pela Pastoral Juvenil Vocacional (PJV) da Província de Fátima, respetivamente.


No momento da homília, o Sr. Pe. Maia começou por se referir ao lema da Congregação dos Missionários Claretianos para o triénio 2022/23 a 2024/25, a PALAVRA como Fonte de Inspiração. Continuou dizendo que Jesus é a PALAVRA, Deus fez-se Homem na Pessoa de Jesus. Fazemos parte de uma grande Comunidade Claretiana, por isso devemos procurar, nesta Comunidade, força e inspiração. Referiu-se ainda ao encontro de Zaqueu com Jesus, relatado no Evangelho, o qual mudou a vida de Zaqueu, operou nele uma transformação, uma mudança. Também a nossa vida é feita de encontros, desencontros e reencontros. Concluiu fazendo alusão à etapa que vamos iniciar e que faz parte de uma grandiosa missão, a de formar jovens, por isso, pedimos a Deus a Sua proteção, pelo que, durante esta etapa, devemos estar de alma aberta para estes reencontros.


Foi um momento de oração e reflexão carregado de simbolismo, pois, no momento de Ação de Graças, cada um dos presentes foi desfiado a escrever umas breves palavras por forma a sentir-se único - palavras essas que cada um deverá guardar e ler num momento de maior fragilidade, quando sentir necessidade de uma palavra amiga.


No final da Celebração, o Sr. Pe. João Luís dirigiu algumas palavras a todos os colaboradores: começou por dizer que o Governo Provincial felicitava o CIC pelo caminho percorrido, pelo empenho e dedicação, que devíamos iniciar esta etapa com muita Esperança, pois é um ano especial, dado que serve, também, de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ) e que, antes da JMJ, se realizará, nos Carvalhos, uma Pré-Jornada com Jovens Claretianos de todo o mundo. Terminou formulando votos de um bom ano letivo 2022/23.


Após este momento de interioridade e de reflexão, realizaram-se, em simultâneo, duas reuniões por setores: uma para os colaboradores docentes, na Biblioteca, e outra para os colaboradores não-docentes na cave 4 - momento em que foram partilhadas, pelos Órgãos Diretivos, várias informações e orientações fundamentais no início do ano letivo, de acordo com a realidade e especificidade de cada setor.


No final das reuniões setoriais, a hora foi de convívio e confraternização num almoço-convívio entre todos os colaboradores do CIC: um momento que ficou marcado pela enorme alegria do reencontro da “Família CIC”, uma vez que o Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto com o Gabinete de Psicologia tinham preparado uma dinâmica cujo objetivo foi o de promover um espírito de comunidade. Existem reencontros na vida em que a verdade e a simplicidade são a melhor estratégia de promover e fortalecer a união e o espírito de equipa.


O dia 5 de setembro foi o dia em que o olhar de todos os que diariamente “levam o barco a bom porto” se voltou a cruzar após um merecido descanso, um dia de reencontros, de partilha de ideias, de projetos e estratégias. Que a PALAVRA faça “eco” no interior de cada um de nós e da nossa Comunidade e que o nosso Patrono, Santo António Maria Claret, continue a ser a inspiração da nossa ação educativa durante mais um ano letivo que agora está, oficialmente, aberto.


Segue-se a receção aos novos alunos do 10.º ano, nos dias 8 e 9 de setembro, sendo que o início das aulas no CIC para todos os alunos ocorrerá no dia 12 de setembro.


Votos de um excelente ano letivo para toda a Comunidade Educativa do CIC, que a PALAVRA “crie raízes numa terra boa para que os frutos sejam os melhores possíveis”.

 


CIC

 

2

 

GALERIA DE IMAGENS