Falar Saúde n.º 2
Recentrar a energia

Prof.ª Isabel Cristina
28/10/2022

Estamos no outono, estação caracterizada pela diminuição da temperatura e pelo aumento das chuvas, muito diferente dos dias luminosos de verão com sabor a férias. É um momento difícil para a nossa saúde, influenciando negativamente o nosso ritmo biológico e a nossa vitalidade, o que resulta num cansaço que não é fácil de gerir para a maioria das pessoas.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Nm cansaço de existir,
De ser.
Só de ser.
O ser triste brilhar ou sorrir...
Fernando Pessoa.

 

Felizmente, está ao alcance de todos minimizar os efeitos desta altura do ano, ajudando o corpo a sentir-se saudável e a recuperar a energia, ao escolher um regime alimentar saudável em que estejam presentes nutrientes essenciais para vencer o cansaço. No outono, temos a sorte de sermos presenteados com frutas e verduras de época, alimentos ricos em vitaminas e minerais que contribuem para diminuir o cansaço e a fadiga, em especial o magnésio, o potássio e a vitamina C.


O magnésio é um mineral envolvido em muitas das reações celulares que regulam o metabolismo energético do nosso organismo. Além disso, contribui para a redução do cansaço e da fadiga, assegura o normal funcionamento psicológico, regula os padrões de sono e, juntamente com o potássio, representa um adjuvante fisiológico para um normal funcionamento muscular. O potássio também contribui para o controlo da hipertensão e para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel fundamental para a biossíntese de colagénio e de determinados neurotransmissores, está envolvida no metabolismo proteico e tem ainda poder antioxidante e a capacidade de regenerar outros antioxidantes no corpo, tais como a Vitamina E. Para além disso, a Vitamina C tem um papel importante no sistema imunitário e promove a absorção do ferro.


Os chamados “alimentos de outono”, como a abóbora, o agrião, o nabo, o dióspiro (ou diospiro), as castanhas e a romã, são ótimas fontes destes nutrientes e o seu consumo acarreta outras vantagens, como:

  • por serem colhidos no momento certo, têm a chance de amadurecer naturalmente, logo são muito mais saborosos;

  • com uma colheita que obedeça ao ciclo natural dos alimentos, torna-se menor a utilização de pesticidas e aditivos químicos, o que garante uma melhoria efetiva nas propriedades e benefícios;

  • como não necessitam de manipulações químicas e humanas para o seu desenvolvimento, é natural que o custo final seja significativamente menor, quando comparado com o de frutas e verduras produzidas fora de época, para além de que não têm qualquer tipo de gastos com a importação (combustíveis, transportes…).


Se o cansaço devido à mudança de estação não passar, ou caso tenha uma vida particularmente ativa, quer física quer intelectualmente, pode ser necessário recorrer a um aporte fácil e rápido, como os suplementos que, apesar de serem de venda livre, devem sempre ser aconselhados pelo nosso médico.

 

Prof.ª Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS