Apresentação do Projeto “JOVENS CUIDADORES INFORMAIS” ao Conselho de Tutores do CIC

CIC
07/09/2022

Realizou-se, na manhã do dia 7 de setembro, o Conselho de Tutores do CIC, órgão em que estão presentes todos aqueles que fazem um acompanhamento de grande proximidade aos alunos em toda a vida escolar.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Para além de estar previsto na ordem de trabalhos uma reflexão sobre o ano letivo que findou, bem assim como sobre o ano letivo que agora se inicia, este Conselho de Tutores revestiu-se de singular importância, uma vez que se iniciou com a apresentação do Projeto “Jovens Cuidadores Informais” por parte de três elementos que integram a equipa de Gaia Sul do referido projeto.


O Projeto “Jovens Cuidadores Informais” é uma iniciativa da PORTINCARERS – ASSOCIAÇÃO DE CUIDADORES DE PORTUGAL. Esta Associação tem como objetivo “dar voz e visibilidade aos cuidadores informais e contribuir na construção de políticas nacionais e europeias”. O Projeto “JOVENS CUIDADORES INFORMAIS” tem como finalidade “encontrar respostas de apoio que vão ao encontro das necessidades dos/as jovens cuidadores/as,” sejam elas de âmbito pessoal, familiar, social, psicológico, académico e lúdico.


Este Projeto, uma parceria entre a Câmara Municipal de Gaia e a CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), à qual o CIC também se associa, é uma mais-valia para nossa Comunidade Educativa, uma vez que permitirá identificar e ajudar jovens que, porventura, se poderão encontrar numa situação de cuidadores informais, seja por doença de algum familiar ou por outras razões de ordem física e/ou psicológica. Implementado há dois anos no concelho de Gaia, já abrangeu 1600 alunos de 16 escolas, tendo sinalizado e apoiado 130 jovens cuidadores informais gaienses.


Num primeiro momento, faz todo o sentido que o Projeto seja apresentado aos Tutores, pela proximidade que têm com os alunos; num segundo momento, os responsáveis do Projeto, num futuro próximo, virão ao CIC e farão a apresentação do Projeto “Jovens Cuidadores” às 42 turmas.
O Lema com que iniciámos este ano letivo e que será o Lema para o triénio 22/23 a 24/25 é “Desde a Palavra”, esta iniciativa contribui para que a Palavra se traduza em ações concretas, à semelhança de Santo António Maria Claret que sempre “olhou para o mais urgente oportuno e eficaz”, colaborando na materialização de alguns objetivos definidos no Projeto Educativo do CIC, designadamente “envolver ativamente toda a comunidade educativa na missão de educar/formar e promover uma educação humanista e inclusiva, que tenha em conta as características e condições individuais de cada aluno/a”.


Sempre com a nossa ação educativa centrada no aluno e na sua individualidade como Pessoa Humana, é desta forma que nos preparamos para receber os novos alunos (10.º ano), nos dias 8 e 9 de setembro, e para iniciarmos as aulas para todos os anos curriculares no dia 12 de setembro.
Reiteramos os votos de um excelente ano letivo para toda a Comunidade Educativa.

 

 

CIC

 

GALERIA DE IMAGENS