Estudo Colaborativo na Biblioteca do CIC para Matemática

Prof.ª Fernanda Belém
21/03/2023

Está de volta o projeto Matemática - Estudo Colaborativo na Biblioteca do CIC!
Exatamente três anos após o seu início, recomeçou, simbolicamente, no dia 14 de março, Dia Internacional da Matemática, o Estudo Colaborativo na Biblioteca do CIC que, devido ao isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, teve de ser interrompido em março de 2020.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O objetivo principal deste projeto foi, desde o seu início, a promoção do sucesso dos alunos na disciplina de Matemática. Os professores do Grupo Disciplinar de Ciências Matemáticas (GDCM) acreditam que o trabalho colaborativo entre alunos tem um grande potencial na renovação e melhoria dos seus processos de aprendizagem, uma vez que, combinando diferentes saberes, exercícios, resoluções e muitos porquês, será positivamente influenciada a aprendizagem de todos.


É um projeto que conta com a valiosa disponibilidade de 65 alunos dos três anos curriculares, 10.º, 11.º e 12.º anos, que aceitaram o desafio para, uma vez por semana e à hora do almoço, durante trinta minutos, ajudarem os colegas com mais dificuldades a superarem algumas lacunas nesta disciplina. É, portanto, um trabalho de alunos para alunos, em que “os que ensinam consolidam melhor os conteúdos que trabalham e obtêm satisfação e bem-estar pessoal ao verificar que estão a ajudar o próximo e, em relação aos que aprendem, acredita-se que apre(e)ndem melhor, pois, muitas vezes, os pares conseguem ter uma linguagem mais entendível, por terem a mesma idade”.


Foi possível registar o entusiasmo de todos logo no primeiro dia, o que é motivo de muita satisfação e de grande confiança na generosidade dos nossos alunos.


Desejamos que esta experiência nos traga bons resultados!

 


Pel’ O GDCM,
Prof.ª Fernanda Belém


 


 

GALERIA DE IMAGENS