Celebração do Dia nacional da Cultura Científica no CIC

Alunos do 11.º QA
24/11/2022

Em Portugal, o Dia Nacional da Cultura Científica, criado em 1996, celebra-se no dia 24 de novembro, pois foi neste dia, em 1906, que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

De forma a celebrar o dia, a turma QA do 11.º ano, com a supervisão do professor António Merim e a colaboração do Grupo Disciplinar de Ciências Físicas e Químicas, assim como os docentes das Artes Gráficas, designadamente os professores Aníbal Couto e a Ana Gonçalves, decidiram dar a conhecer à Comunidade Educativa CIC uma das áreas mais fascinantes da Ciência: a Física Quântica! E, para tal, nada melhor do que revelar alguns pormenores do maior laboratório de física de partículas do mundo: CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire). A divulgação científica passou por uma exposição no bar do Colégio, com vários “posters” e textos interpretativos, assim como vídeos elaborados pelos alunos (acessíveis através de QRCode). Igualmente, notas informativas sobre célebres cientistas foram publicitadas através de panfletos ilustrativos presentes em diversos pontos do bar do CIC.


Celebrar a Ciência e despertar o interesse generalizado foram os objetivos principais desta iniciativa. Como diria Albert Einstein: “O importante é não parar de questionar; a curiosidade tem a sua própria razão de existir”.

 


Alunos do 11.º QA

 

GALERIA DE IMAGENS