Alunos do 12.º LR e 12.º PT visitam a Quinta dos Castelares em Freixo de Espada à Cinta

Ana Beatriz Ribeiro, 12.º LR
Francisca Sá Couto, 12.º PT
06/12/2022

No última quarta-feira de novembro, os alunos do 12.º LR e do 12.º PT realizaram uma visita de estudo a Freixo de Espada à Cinta, no intuito de aprofundarem os seus conhecimentos sobre a vitivinicultura do interior de Portugal, visitando a Quinta dos Castelares.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Situada no Douro Superior, a Quinta dos Castelares nasce de um projeto e sonho de Manuel Joaquim Caldeira, que, com a ajuda de Pedro Martins (Diretor de Enologia) e Hélder Alves (Enólogo), cria a primeira adega desta nova vinicultura em 2015, preservando as técnicas de cultivo mais antigas e combinando-as com os mais recentes desenvolvimentos, a viticultura do Interior de Portugal procura ser mais sustentável e proteger o meio ambiente.


Após visitar a sua adega e instalações, os alunos dirigiram-se à Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta, onde foi possível observar alguns dos elementos históricos que inspiram os rótulos dos vinhos da Quinta dos Castelares.


Com o objetivo de perceber o funcionamento e a organização da Quinta dos Castelares, como também caracterizar a paisagem e o património natural e cultural, esta visita de estudo deu aos alunos uma visão sobre a relação do homem com o meio envolvente e contribuiu para o desenvolvimento do espírito de observação, empreendedorismo e alargamento de horizontes culturais e profissionais.


Por último, um agradecimento aos responsáveis da Quinta dos Castelares pela receção aos alunos dos cursos de Línguas e Relações Empresariais e Património e Turismo do CIC, bem assim como pelas aprendizagens que nos proporcionaram.

 

Ana Beatriz Ribeiro, 12.º LR
Francisca Sá Couto, 12.º PT



 

GALERIA DE IMAGENS