“BioTalk” com Ilda Pires no CIC

Prof.ª Isabel Cristina
09/11/2022

Na passada quinta-feira, dia 3, recebemos a Dra. Ilda Pires, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho E.P.E. (CHVNGE), para mais uma “BioTalk”, desta vez no âmbito da reprodução, ou procriação, medicamente assistida.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Esta conversa, com as turmas de Biologia de 12.º ano (BT1 e BT2), foi diferente do habitual, porque a nossa convidada assistiu às apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos sobre diferentes técnicas de reprodução assistida, antes de partilhar o seu dia a dia como responsável pelo laboratório do CHVNG e onde as ditas técnicas (inseminação artificial ou fertilização “in vitro”, por exemplo) são utilizadas para perseguir o milagre da vida.


Assim, os nossos alunos tiveram o privilégio de receber, em tempo real, críticas construtivas sobre o seu desempenho. A Dra. Ilda, bióloga de formação e, atualmente, embriologista clínica sénior, elogiou a capacidade de investigação, de conhecimento científico e de empenho dos alunos envolvidos e, ainda, teve a amabilidade de esclarecer algumas das nossas eternas dúvidas, bem como de explorar informação sobre aspetos legais e bioéticos associados à manipulação da fertilidade humana.


Foi uma manhã muito rica dos pontos de vista científico, social e humano. Em nome de todos, agradeço a disponibilidade e a generosidade da Dra. Ilda Pires, que se revelou encantada com a iniciativa, mas que nos deixou igualmente encantados com a sua empatia e capacidade de facilitar a nossa compreensão sobre processos tão complexos.

 


Prof.ª Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS