AJ ESCLARECE
Rússia e Ucrânia as Razões da Guerra Fratricida

AJ ESCLARECE
12.º AJD (Via Científica)
13/12/2022

Os atuais conflitos militares entre a Rússia e a Ucrânia têm uma história que remete à Idade Média. Ambos possuem raízes comuns que remontam à época do antigo Estado da Rússia de Kiev, nas terras eslavas do Leste. Esse é o motivo pelo qual o presidente russo, Vladimir Putin, se refere aos dois países como "um só povo". Porém, as duas nações estão divididas há séculos, facto que resultou no surgimento de dois idiomas e duas culturas proximamente relacionadas, mas bastante distintas.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Recuando ao passado, no século XVII, uma ampla região do que é hoje território ucraniano tornou-se parte do Império Russo. Com o colapso do Império Russo na Revolução de 1917 e a ascensão da União Soviética em 1922, foram criadas as Repúblicas Soviéticas da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Transcaucásicas. Posteriormente, a desfragmentação da União Soviética em diversos países (entre eles Rússia e Ucrânia), evento derivado do término da Guerra Fria e da queda do Muro de Berlim, veio a alterar a geopolítica da Europa que, nos últimos 30 anos, foi marcante para relação de instabilidade regional entre Rússia e Ucrânia. Irmãos, mas muito diferentes entre si, seguem caminhos distintos.


A Rússia emergiu como uma grande potência militar e, apesar das dificuldades económicas, herdou grande parte da influência da União Soviética. A Ucrânia surgiu como um dos países mais ricos em recursos naturais da Europa (apesar de continuar marcado pela grande pobreza entre a sua população) e optou por uma postura ativa na aproximação com o Ocidente. Após o fim da União Soviética, a Rússia adotou a postura de influenciador diplomático entre as antigas repúblicas soviéticas e, em dezembro de 1991, liderou a assinatura de um acordo entre Ucrânia, Rússia e Bielorrússia (Pacto de Belaveja, que marcou a criação da Comunidade de Estados Independentes) que selava, efetivamente, o fim da União Soviética, o que significava que cada estado se tornava independente. Pela primeira vez, desde a Idade Média, os ucranianos puderam constituir o seu próprio estado soberano a partir de um referendo, em que 90% dos ucranianos votou pela sua independência. Moscovo, porém, sobretudo na era de Putin, pretendia manter a sua influência na região através da recém-criada Comunidade dos Estados Independentes (CEI).


No Memorando de Budapeste (1994), a Ucrânia entregou à Rússia todo o arsenal nuclear que estava espalhado no seu território, confiando na garantia de que as suas fronteiras seriam respeitadas. Posteriormente, em 1997, a Rússia e a Ucrânia assinaram o Tratado de Amizade, Cooperação e Parceria, conhecido como o "Grande Tratado", através do qual Moscovo reconhecia as fronteiras oficiais da Ucrânia, incluindo a Península da Crimeia, região que abriga uma maioria étnica russa.


Todavia, a primeira grande crise diplomática entre os dois lados surgiu com a chegada de Vladimir Putin ao poder. Em 2003, a Rússia começou a construir uma barragem no estreito de Kerch, próximo à ilha ucraniana de Tulza entre o território russo e a Península da Crimeia. O governo de Kiev considerou a construção como uma tentativa russa para redesenhar as fronteiras nacionais, porém, após um encontro entre os dois presidentes, a construção foi suspensa. Era o prenúncio da tensão na relação de amizade entre os dois países. O relacionamento viria a agravar-se pela aproximação da Ucrânia à OTAN/NATO e ao Ocidente Europeu, durante o mandato de Viktor Yushchenko (2005-2010), promovida através de um acordo de associação com a União Europeia. Contudo, no verão de 2013, poucos meses antes da assinatura do documento, Moscovo passou a exercer forte pressão económica sobre Kiev e forçou o governo do Presidente pró-russo Viktor Yanukovych (2010-2014) a suspender o acordo. O governo russo impôs, ainda, um embargo sobre os produtos ucranianos exportados para o país, atitude que intensificou os protestos populares (conhecidos por “Euromaidan” ou Primavera Ucraniana) em toda a Ucrânia. Ao fim de 93 dias, o Presidente é deposto sob acusações de corrupção e tentativa para mudar a Constituição. Em sentido contrário, na Crimeia, região com forte presença étnica e linguística russa, situada ao sul da Ucrânia (onde as minorias russas começaram a adquirir, sem que Kiev interferisse, uma maior autonomia política), grupos separatistas armados, chamados de homens verdes, assumiram o controle da península e solicitaram a sua anexação por parte da Rússia. Aproveitando a oportunidade e violando os acordos assinados nos anos 1990, a Rússia enviou tropas para assegurar o controle da região, assumindo-a como território seu. Também na região do Donbass, no leste da Ucrânia, grupos separatistas armados e financiados pela Rússia mantêm o controlo territorial das repúblicas de Donetsk e Lugansk. Já no final de 2021, uma enorme quantidade de tropas e equipamentos russos são deslocados para a fronteira Rússia-Ucrânia porque o presidente russo receava a adesão do país vizinho à OTAN.


Novamente como retaliação à intensificação das negociações entre a Ucrânia e a OTAN (Putin que vê o território ucraniano como parte central da zona de influência russa), o atual Presidente russo reconheceu oficialmente, no dia 21 de fevereiro de 2022, a independência dessas regiões e, no dia 23 de fevereiro de 2022, iniciou a invasão da Ucrânia sob o pretexto de “desnazificar” e “desmilitarizar” o país.


Percebe-se, contudo, que o principal motivo da invasão, pela Rússia, da Ucrânia, país livre, independente e soberano, é, apenas, a defesa da manutenção do território ucraniano com uma zona de influência russa. Só que o “apenas” traduz-se em grandes perdas humanas ucranianas e russas. A destruição das infraestruturas ucranianas é visível (considerando-se que duas décadas não serão suficientes para a sua reposição) e o conflito gerou milhões de refugiados, principalmente para países da Europa do Leste. Igualmente graves são as consequências económicas, com um aumento desregulado dos preços de alimentos, fertilizantes e combustíveis em todo o mundo. O embate atinge duramente a economia da Ucrânia, importante centro de produção e comercialização de bens primários, devido à paralisação das suas zonas de produção e exportação de bens diversos, mas também a economia da Rússia, uma das maiores do globo, por meio das diversas sanções internacionais de que está a ser alvo.


Ao mesmo tempo, a Rússia ameaça o mundo inteiro, demonstrando-se disposta a tudo, inclusive ao uso do armamento nuclear, para fazer face a qualquer interferência externa de apoio à Ucrânia. Age de forma deliberada, em desrespeito pelos acordos internacionais, para manter a Ucrânia na sua zona de influência, e esta atitude tem potencial para gerar desdobramentos perigosos, especialmente por meio da participação ativa de outros países, circunstância que pode provocar uma guerra de grandes proporções, inclusive com recurso a equipamentos bélicos nucleares.

 

12.º AJD (via científica)

 



A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada durante a Guerra Fria, a 4 de abril de 1949, com o objetivo de estabelecer um pacto militar entre os seus membros contra o avanço da influência da URSS concretizada no Pacto de Varsóvia.


O Tratado acorda que qualquer ataque armado contra um dos países pertencentes seria considerado uma agressão a todos os demais, que imediatamente deveriam enviar reforços militares para combater a invasão (Artigo 5.º).


A dissolução oficial da União Soviética em 1991, e a consequente dissolução do Pacto de Varsóvia, teve como consequência o enfraquecimento da potência socialista, por seu lado a Organização do Tratado do Atlântico Norte alarga a sua influência a outros países (antigos membros da URSS), circunstância sentida por Vladimir Putin como uma ameaça a nível territorial à Rússia, pretendendo que a OTAN imponha um limite na sua política de portas abertas

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS