12.º LR Assiste a Videoconferência sobre “Crise Ambiental e Relações Internacionais”

Alunos do 12.º LR com a Prof.ª Teodora Barbosa
28/03/2022

No dia 14 de março, a turma 12.º ano do Curso de Línguas e Relações Empresariais teve a oportunidade de assistir a uma videoconferência sobre “Crise Ambiental e Relações Internacionais”, no âmbito da disciplina de Noções e Fundamentos de Relações Internacionais, lecionada pela docente Teodora Barbosa.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A sessão foi apresentada pelo Doutor André Saramago, investigador integrado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da mesma Universidade, com o intuito de sensibilizar e fomentar o interesse dos alunos para questões internacionais complexas, tais como: o relacionamento entre as principais potências e as mudanças a cada momento da História; a correlação existente entre a degradação ambiental e o crescimento económico; a problematização de questões ético-jurídicas de âmbito internacional decorrentes da má utilização dos recursos ambientais e o reconhecimento do desenvolvimento sustentável como solução para o reequilíbrio ecológico e socioeconómico global.


O Doutor André Saramago fez menção à emergência e importância do debate relativamente às grandes problemáticas ambientais e aos esforços em encontrar soluções pró-ambiente por parte dos vários atores internacionais, assim como a crescente sensibilização dos cidadãos em preservar o nosso Planeta. Insistiu, também, na relevância da discussão acerca do impacto dos dilemas ambientais nas relações internacionais, principalmente para as gerações vindouras.


No final da conferência, houve um espaço livre para questões por parte do público-alvo que demonstrou, durante 90 minutos, muita atenção e grande interesse em relação aos assuntos abordados. Foi deixado o repto à reflexão da responsabilidade coletiva e individual sobre o tema em análise.


A relevância pedagógica da videoconferência para os nossos alunos também foi aferida na análise de relatórios entregues à professora da disciplina.

 


Pelos Alunos do 12.º LR com a Prof.ª Teodora Barbosa

 

 

GALERIA DE IMAGENS