“BioTalk” com Vasco Fontes

Prof.ª Isabel Cristina
22/04/2022

No dia 1 de abril, a turma de Biologia esteve à conversa com o nosso ex-aluno Vasco Fontes, Biólogo e Mestre em Bioquímica, atualmente investigador na área da Imunologia, no Hospital Universitário em Erlangen, na Alemanha.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O Vasco partilhou o trabalho que desenvolve sobre a Artrite Reumatoide, uma doença autoimune que tantos indivíduos afeta atualmente, no Departamento de Reumatologia daquele hospital. Em concreto, utiliza técnicas avançadas de microscopia multiplex para tentar perceber a arquitetura 3D, a nível celular, de tecidos complexos. O grande objetivo é definir pontos de viragem entre tecidos saudáveis, pré-doentes e doentes e usar esses pontos de viragem como sinais, a nível histológico e fisiológico, de probabilidade de acontecer uma crise inflamatória. Isto é, prevenir a inflamação, em vez de a tratar.


Na sequência do seu trabalho, será publicado, em breve, um artigo numa das revistas científicas mais cotadas do mercado, “Cell”, em coautoria com um dos maiores investigadores de macrófagos (tipo de glóbulos brancos) Florent Ginhoux.


Mais uma vez, não há palavras para agradecer a generosidade do Vasco. Verdadeiramente inspirador, com um percurso desafiante, o menino de 5.º ano, por vezes malcomportado, é, hoje, um homem tão apaixonado pela ciência, que chega a ser desconcertante.


Para aceder-se à reportagem da RTP Play “Portugueses no Mundo”, do dia 13 de abril, em que a “estrela” foi o nosso Vasco, poderá clicar na hiperligação seguinte: https://www.rtp.pt/play/p518/e610028/portugueses-no-mundo.

 

Prof.ª Isabel Cristina

 

 

GALERIA DE IMAGENS