Conhecer Tonel – Ex-aluno do CIC e Ex-futebolista Profissional

Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto
02/03/2022

No passado dia 24 de fevereiro, no Auditório Claret, o ex-aluno do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) e ex-jogador de futebol profissional Tonel partilhou toda a sua experiência de vida como atleta com os alunos do 11.º e 12.º ano do Curso de Animação Sociodesportiva (CASD).

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Tonel realizou a sua formação, como futebolista federado, nos Clubes do Futebol Clube do Porto (FCP) e Sporting Clube de Espinho. Tem 55 internacionalizações em representação de todos os escalões da seleção Nacional, tendo-se sagrado campeão europeu de sub-19 no ano 2000. Iniciou a sua carreira como profissional de futebol na equipa B do FCP (1998/1999), tendo jogado ao mais alto nível durante 17 anos. Jogou em vários clubes da primeira divisão, nomeadamente na Académica de Coimbra, Marítimo, Sporting Clube de Portugal, Beira-Mar, Feirense e Belenenses, no qual terminou a sua carreira desportiva (2015/2016). Representou, durante três anos, uma equipa da Croácia: o Dínamo de Zagreb. Na Seleção Nacional sénior, jogou ao centro da defesa com Ricardo Carvalho e com o capitão Cristiano Ronaldo. Jogou contra grandes estrelas do futebol mundial, Cristiano Ronaldo, Messi, Rooney e Zlatan Ibrahimovic. Na sua longa carreira, jogou 581 jogos e marcou 44 golos. Atualmente é comentador desportivo na SportTV.


Tonel manteve com os alunos um diálogo de grande proximidade e de grande disponibilidade, tendo respondido a todas as questões colocadas. Assumiu que era um “filho da casa” e que tudo começou no Torneio Vítor Baía em que foi campeão em representação do CIC.


Foram abordados assuntos de grande interesse para os jovens atletas e alunos do CASD do CIC, nomeadamente: “conciliação do sucesso escolar com o sucesso desportivo”; “importância da condição física para o rendimento”, “perfil psicológico de um atleta de alta competição”; “percurso de jogador desde os escalões de formação até ao escalão sénior”; “a paixão pelo que se faz como requisito necessário para o sucesso”; “as competências atitudinais exigidas para se atingir o sucesso, quer como atleta profissional quer na vida”; “a importância da retaguarda familiar para o sucesso desportivo”; “o perfil de liderança de um capitão de equipa”; “Qual o atleta mais difícil de defender: Messi ou Cristiano Ronaldo? e “componentes fundamentais para a longevidade desportiva - alimentação, treino e repouso /recuperação”.


Os alunos das quatro turmas do CASD demonstraram o seu agrado por este encontro com o ex-aluno Tonel ao permaneceram sempre do princípio ao fim com uma postura de atenção, escuta e questionamento.


Agradecemos a disponibilidade deste grande atleta e grande exemplo do “saber ser” e “saber estar” no desporto e na vida, que comunga dos valores que defendemos no nosso Colégio. Acreditamos que, tal como o Tonel, independentemente dos percursos profissionais dos nossos atuais alunos, estes irão deixar a “marca CIC” na sua forma de estar na vida em sociedade, que pretendemos mais solidária, fraterna e humanizante.


Bem-haja, Tonel!


O Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto

 

 

GALERIA DE IMAGENS